Deputada cobra embaixador da União Europeia por racismo contra Vini Jr.

As reações aos ataques racistas contra o jogador do Real Madrid Vinícius Júnior também chegaram à Câmara dos Deputados, em Brasília.

Deputada cobra embaixador da União Europeia por racismo contra Vini Jr.

Mais cedo, a deputada se encontrou com a ministra das Relações Exteriores, Maria Laura da Rocha, no Palácio Itamaraty, em Brasília, e propôs que a pasta crie um grupo interministerial de enfrentamento ao racismo no esporte. A ideia é que o grupo conte com a participação de representantes da sociedade civil, dos clubes e das confederações.

A intenção de criar um grupo interministerial para esse debate já havia sido mencionada por Anielle. Hoje, a ministra disse que cinco ministérios e o governo "vão para cima" das autoridades espanholas.

Dandara afirmou que é preciso proteger e mitigar casos de racismo contra atletas brasileiros no exterior. "É lamentável que o presidente da Espanha tenha demorado tanto para se posicionar sobre esse episódio. É uma atitude criminosa de conivência", afirmou a deputada mineira.

O caso

Nesse domingo (21/5), Vinícius Júnior voltou a ser alvo de racismo durante partida do campeonato espanhol contra o Valência. Durante toda o jogo, torcedores do time valenciano gritavam "mono (macaco)” assim que Vinícius pegava na bola.

Ainda no Japão, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que atitudes devem ser tomadas pela Fifa e pela Liga Espanhola para cessar os casos de racismo no futebol.

"Penso que é importante que a Fifa, a Liga Espanhola e as ligas de outros países tomem sérias providências, porque não podemos permitir que o fascismo e o racismo tomem conta dentro do estádio de futebol", declarou Lula.

The post Deputada cobra embaixador da União Europeia por racismo contra Vini Jr. first appeared on Metrópoles.