Bolsonaro sobre Cid: "Peço a Deus que não tenha errado e cada um siga sua vida"

Alvo de uma investigação sobre possível fraude em cartões de vacinação contra a Covid-19, Jair Bolsonaro (PL) demonstrou a intenção de se distanciar do tenente-coronel Mauro Cid, seu ex-ajudante de ordens.

Bolsonaro sobre Cid:

“Foi um excelente oficial do Exército Brasileiro, jovem ainda. Ele [Cid] fez o melhor de si. Peço a Deus que não tenha errado. Que cada um siga a sua vida. Nós procuramos fazer tudo certo”, disse Jair Bolsonaro, em visita ao Congresso Nacional nesta quinta-feira (18/5). O ex-presidente foi nesta tarde ao gabinete do filho, o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

A visita de Jair Bolsonaro ao Congresso Nacional aconteceu no mesmo dia do interrogatório de Mauro Cid na sede da Polícia Federal, também em Brasília. O ex-ajudante de ordens ficou em silêncio durante a oitiva. Ele é suspeito de ter alterado dados de vacinação contra Covid-19 no sistema do Ministério da Saúde, de forma a beneficiar o então presidente e alguns familiares.

Mais sobre o assunto
2

No início deste mês, uma outra declaração de Bolsonaro sobre o caso reforçou sua estratégia de atrelar ao tenente-coronel qualquer ação irregular. “Nunca me foi pedido cartão de vacina em lugar nenhum. Não existe adulteração da minha parte. Não existe. Eu não tomei a vacina. Ponto final. Nunca neguei isso”, disse Bolsonaro.

Mauro Cid segue preso desde o dia 3/5, quando foi detido pela Polícia Federal no âmbito da Operação Venire. Jair Bolsonaro nega ter conversado com o ex-aliado e considera o assunto da investigação como interesse somente do ex-ajudante de ordens e do seu advogado. Antes, Cid trocou seu advogado num gesto entendido como preparação para uma possível delação.

Neste momento, Bolsonaro diz que está focado nas eleições municipais. No Congresso, ele disse “só discutir 2026 depois de 2024”. A legenda tem a expectativa de eleger mil prefeitos. Diante de questionamentos sobre possível inelegibilidade, o ex-presidente amenizou o tom dos ataques e falou em “não fazer oposição radical”.

The post Bolsonaro sobre Cid: "Peço a Deus que não tenha errado e cada um siga sua vida" first appeared on Metrópoles.