Campanha contra Influenza é lançada com 1,5 mil salas de vacinação no AM

Vinte e sete mortes já foram registradas no Estado pela doença.

Campanha contra Influenza é lançada com 1,5 mil salas de vacinação no AM

Em surto de Influenza A, o Amazonas começa a vacinação na rede pública contra a doença nesta quarta-feira (20). Mais de 20 mortes já foram registradas no Estado. Serão 1.535 salas de imunização abertas nos 62 municípios, das quais 183 em Manaus, das quais 153 são da Semsa. Nem todos os estados têm programação inicial prevista para esta quarta.

Na capital, a vacinação acontecerá nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) da prefeitura, no Parque do Idoso, na sede da Universidade Aberta da Terceira Idade (UnATI) e nas Centrais de Distribuição do Leite do Meu Filho.

Trinta UBSs funcionarão com horário diferenciado em todas as zonas da cidade - além das dez que já funcionam em horário ampliado, de segunda a sexta-feira, de 7h às 21h, e aos sábados, de 8h às 12h, mais 20 serão abertas de 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, e de 8h às 12h, no sábado.

As unidades de vacina da capital que estarão realizando a vacinação já estão mapeadas no sistema de georreferenciamento da prefeitura e estão listadas via internet.

A Susam também abrirá salas de vacina nos 12 Centros de Atenção Integral à Criança (CAIC) e três Centros de Atenção Integral à Melhor Idade (CAIMI), de 8 às 17h, para seus públicos específicos. No interior, além das UBSs, cada uma das 61 prefeituras definirá suas salas de imunização.

Em todo o Amazonas, a meta da campanha é imunizar um milhão de pessoas, obedecendo o grupo prioritário determinado pelo Ministério da Saúde.

O público alvo é formado por crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, profissionais de saúde e educação da rede pública e privada, indígenas, idosos com mais de 60 anos, pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis; as portadoras de outras condições clínicas especiais como doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, doença renal crônica, doença hepática crônica, doença neurológica crônica, diabetes, imunossupressão, obesos, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down, Síndrome de Edward, Síndrome de Patau, Síndrome de Warkany).