Moraes autoriza perícia em celulares apreendidos com presos no 8/1

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou a Polícia Federal a acessar, retirar e analisar os dados presentes nos celulares apreendidos de manifestantes presos nos atos do dia 8 de janeiro, em Brasília.

Moraes autoriza perícia em celulares apreendidos com presos no 8/1

“Diante da inequívoca relevância da medida pleiteada para a investigação e instrução das ações penais, defiro a representação policial e autorizo o acesso, extração e análise, pela Polícia Federal, dos dados dos celulares apreendidos em decorrência das prisões”, diz um trecho da decisão.

Mais sobre o assunto

A definição de Moraes é válida apenas para os aparelhos apreendidos pela polícia no momento das prisões em flagrante de manifestantes que participaram dos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

No pedido, o MPF defende que os elementos de prova colhidos até o momento “revelam fortes indícios de prática de delitos”, e alega a necessidade da realização da perícia para complementar a investigação.

“Os elementos de prova colhidos até o momento revelam fortes indícios de prática de delitos por pessoas presas em flagrante nos atos, sendo indispensável a obtenção dos dados telemáticos para a completa elucidação dos fatos, sobretudo para evitar o desaparecimento de provas e possibilitar a continuidade da investigação em curso”, ressaltou o ministro em sua decisão.

“Da mesma forma, a obtenção de dados armazenados em nuvem pode esclarecer as circunstâncias envolvendo as ações dos presos e denunciados como forma de estimular e fomentar os eventos efetivados em 8/1/2023 para atentar contra o abolirem o Estado democrático de Direito”, completou Alexandre de Moraes.

Depredação deixada no STF por vandalos e terroristas no dia 8 de Janeiro em invasão aos 3 poderes. Brasília (DF), 10/01/2023. Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles

Brasília (DF), 10/01/2023. Reflexo da bandeira do Brasil visto pelo vidro trincado e com pichação de mão no STF. Vidraças quebradas, estátuas jogadas, pichações e muita destruição nas dependências do Supremo Tribunal Federal (DF) após invasões aos 3 poderes do dia 8 de Janeiro de 2023. Polícia Federal investiga local e tenta encontrar digitais nos objetos encontratdos. Foto: Breno Esaki/Especial Metrópoles Breno Esaki/Especial Metrópoles

8 de janeiro - Bolsonaristas 8 de janeiro - Bolsonaristas

Hugo Barreto/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1 Bolsonaristas invadem o Planalto em 8 de janeiro Bolsonaristas invadem o Planalto em 8 de janeiro

Invasão do Palácio do Planalto em 8 de janeiro Reprodução

planalto militares - 08 de janeiro de 2023 planalto militares - 08 de janeiro de 2023

Prisões após invasão do Palácio do Planalto Igo Estrela/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 2 stf-invasao

Invasão do STF em 8 de janeiro

0

The post Moraes autoriza perícia em celulares apreendidos com presos no 8/1 first appeared on Metrópoles.