Amapá declara estado de emergência após surto de síndromes gripais

O governador do Amapá, Clécio Luis (Solidariedade), declarou situação de emergência em saúde pública no estado, neste sábado (13/5), após um surto das síndromes gripais e respiratória aguda grave (SRAG) no público infantil.

Amapá declara estado de emergência após surto de síndromes gripais

Segundo o governo, até o início da tarde, 162 crianças estavam internadas com síndromes respiratórias agudas graves, sendo que 29 delas estavam entubadas em UTIs.

Mais sobre o assunto

Os casos das doenças aumentaram mais de 300% de janeiro até a primeira semana de maio deste ano, segundo informações da Secretaria de Saúde do estado. O chefe do Executivo estadual anunciou que o Ministério da Saúde foi acionado.

Após o esgotamento dos leitos pediátricos em unidades de saúde, o governo adaptou salas administrativas para instalar 32 novos leitos clínicos no Hospital da Criança e Adolescente (HCA) em Macapá. Outros quatro leitos foram criados de forma emergencial na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediátrica do hospital.

De acordo com relatório emitido pela Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS) do estado, o surto é provocado pelo Vírus Sincicial Respiratório (VSR), causador de doenças como a bronquiolite.

Cobertura vacinal

O documento aponta ainda que maioria das crianças em estado grave não possuem cartão de vacina atualizado ou não se imunizaram contra a influenza e a Covid-19. Até este sábado, apenas 16% da população infantil alvo da campanha de imunização está vacinada.

Os municípios Macapá, Oiapoque, Santana e Laranjal do Jari apresentam a menor cobertura vacinal.

“Estamos realizando uma grande força-tarefa para dar assistência a todas nossas crianças, mas também precisamos da ajuda de todos os pais e responsáveis para que vacinem seus filhos, já que a maioria dos pacientes que estão agravando são as que não estão vacinadas", explicou a secretária de Saúde, Silvana Vedovelli.

The post Amapá declara estado de emergência após surto de síndromes gripais first appeared on Metrópoles.