Bicampeão olímpico do Brasil entra no Livro dos Heróis da Pátria

Primeiro bicampeão olímpico do Brasil, o atleta Adhemar Ferreira da Silva entrou no Livro dos Heróis e Heroínas da Pátria.

Bicampeão olímpico do Brasil entra no Livro dos Heróis da Pátria

Adhemar foi o primeiro bicampeão olímpico do Brasil e primeiro atleta sul-americano bicampeão olímpico de eventos individuais, segundo o Catálogo Esporte Movimento de 2014, da Caixa Cultural.

O atleta brasileiro competia na modalidade salto triplo, na qual foi recordista mundial cinco vezes. Ele foi o primeiro atleta a quebrar a barreira dos 16 metros no salto triplo. Por causa disso, ele estampou a capa da revista argentina El Gráfico, em setembro de 1952.

Segundo reportagem do SportTV de 2012, Adhemar foi imortalizado no Hall da Fama do Atletismo, sendo o único brasileiro a representar o país no salão da Federação Internacional de Atletismo (IAAF).

Ele conquistou medalhas de ouro no salto triplo nas Olimpíadas de Helsinque em 1952 e nas Olimpíadas de Melbourne em 1952. Adhemar morreu em 12 de janeiro de 2001 aos 73 anos.

Mais sobre o assunto

Livro dos Heróis

Criado em 1992, o título de herói da pátria é dado a personalidades que tiveram papel fundamental na defesa ou construção do país. O nome é registrado em um livro de páginas de aço, abrigado no Panteão da Pátria, na Praça dos Três Poderes, em Brasília.

Entre os heróis da pátria estão Tiradentes, Chico Mendes, Chico Xavier, Machado de Assis, Santos Dumont e Zuzu Angel. Também nesta quinta, foi incluído o nome do pastor presbiteriano Jaime Nelson Wright, defensor dos direitos humanos durante a Ditadura Militar e um dos autores do livro Brasil: Nunca mais.

The post Bicampeão olímpico do Brasil entra no Livro dos Heróis da Pátria first appeared on Metrópoles.