"Todo mundo quer abaixar os juros", diz Galípolo, indicado para o BC

Indicado pelo governo Lula (PT) para a Diretoria de Política Monetária do Banco Central (BC), Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda, afirmou que "todo mundo quer" abaixar os juros.

"Eu acho que todo mundo quer abaixar os juros. Eu tenho convicção que toda diretoria do Banco Central não tem nenhum tipo de satisfação, nem profissional, nem pessoal de ter um juro mais alto. Tenho absoluta convicção disso", disse Galípolo nesta terça-feira (9/5), em entrevista na sede da Fazenda.

Na primeira declaração desde que teve seu nome anunciado pelo ministro Fernando Haddad, ele disse ainda que a ideia com sua indicação é "tentar criar um ambiente pra que o mercado possa colocar os preços da maneira adequada e que o Banco Central possa sancionar essa redução de juros".

Mais sobre o assunto

Caso seja aprovado pelos senadores, Galípolo terá um mandato de quatro anos no Comitê de Política Monetária (Copom) do BC, que define a taxa básica de juros da economia. O patamar atual é considerado muito alto pelo governo.

O presidente da República tem atacado continuamente a decisão do Copom. No último sábado (6/5), em Londres, Lula disse que o Banco Central "tem autonomia, mas não é intocável".

The post "Todo mundo quer abaixar os juros", diz Galípolo, indicado para o BC first appeared on Metrópoles.