Encontro da cúpula do G20 em 2024 será realizado no Rio de Janeiro

O Rio de Janeiro vai sediar a reunião de chefes de Estado da Cúpula do G20, em novembro de 2024.

Encontro da cúpula do G20 em 2024 será realizado no Rio de Janeiro

“É oficial! O RJ sediará o encontro da cúpula dos chefes de estado do G20 no próximo ano. As 20 maiores potências experimentais serão reunidas e, serão convidadas mais 10 nações, totalizando 30”, escreveu Castro.

Em dezembro deste ano, o Brasil assume a presidência do G20, atualmente ocupada pela Índia. Durante o período, o país deve ter como prioridades na agenda econômica a mobilização de recursos para o desenvolvimento sustentável, bem como a diminuição da dívida das nações mais pobres.

Mais sobre o assunto

O Itamaraty realizará agendas em diferentes cidades do país. A proposta é aproveitar a visibilidade do encontro global para impulsionar destinos de turismo brasileiros. Segundo o governador, o encontro representa um marco para a história do estado.

“Vamos comemorar. O mundo com os olhos voltados para o Rio de Janeiro”, afirmou o governador nas redes sociais.

Veja:

G20

O grupo de países conhecido como G20 reúne as 19 maiores e mais importantes economias do mundo e um bloco econômico, a União Europeia (UE).

O grupo foi criado em 1999 e, a partir de 2008, as reuniões passaram a incluir não apenas os ministros da Economia dos países membros como também os chefes de Estado ou de governo. Os encontros são organizados anualmente pelo país que assume a presidência rotativa do G20.

Além do Brasil, ele é composto por África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia, Turquia e União Europeia. Além da Espanha, que tradicionalmente é convidada.

Segundo a própria organização, o G20 representa 80% de todo o Produto Interno Bruto (PIB) do planeta, 75% do comércio mundial e 60% da população.

The post Encontro da cúpula do G20 em 2024 será realizado no Rio de Janeiro first appeared on Metrópoles.