Braço direito de Haddad e primeiro negro: quem são os indicados ao BC

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou, nesta segunda-feira (8/5), os primeiros nomes indicados pelo terceiro governo Lula (PT) para a cúpula do Banco Central (BC).

Braço direito de Haddad e primeiro negro: quem são os indicados ao BC

O atual secretário-executivo da pasta, número dois de Haddad, Gabriel Galípolo, é o indicado para a Diretoria de Política Monetária. A diretoria era comandada por Bruno Serra Fernandes, exonerado do cargo no fim de março.

Galípolo, de 39 anos, acumula experiências no setor público e privado. Ele fez a ponte entre integrantes da campanha de Lula em 2022 e atores do mercado financeiro.

Ele atuou de 2017 a 2021 como presidente do Banco Fator e, desde 2009, é sócio da empresa Galípolo Consultoria, responsável por estudos de viabilidade econômico-financeira de projetos de concessões e parcerias público-privadas (PPPs). Ele também fez parte do conselho da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

Mais sobre o assunto

Formado em ciências econômicas e mestre em economia política pela Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), Galípolo é pesquisador sênior do Centro Brasileiro de Relações Internacionais (Cebri). Ele também foi professor de graduação na Faculdade de Economia da PUC-SP, entre 2006 e 2012.

No setor público, chefiou a assessoria econômica da Secretaria de Transportes Metropolitanos do Estado de São Paulo e atuou como diretor da Unidade de Estruturação de Projetos da Secretaria de Economia e Planejamento paulista, na gestão de José Serra (PSDB).

Gabriel-Galípolo_-secretario-executivo-do-ministerio-da-economia

Gabriel Galípolo, secretário-executivo do Ministério da Fazenda Divulgação/Ministério da Fazenda

fernando-haddad-josue-gomes-gabriel-galipolo

Gabriel Galípolo, Fernando Haddad e Josué Gomes da Silva Fábio Vieira/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1 1594662413844

Ailton Aquino Reprodução/Linked In

0

Primeira pessoa negra na diretoria do BC

Para a Diretoria de Fiscalização do BC, Haddad indicou Ailton Aquino dos Santos. Na autoridade monetária desde 1998, ele é atualmente auditor-chefe. Se confirmado, será a primeira pessoa negra na diretoria do BC.

Ailton Aquino é formado em ciências contábeis pela Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e em direito pelo Centro Universitário do Distrito Federal (UDF).

Ele possui MBA em contabilidade internacional pelo Fundação Instituto Capixaba de Pesquisa em Contabilidade, Economia e Finanças; especialização em engenharia econômica de negócios pelo Fundação Visconde de Cairu; e especialização em direito público pela Faculdades Integradas da União Educacional do Planalto Central.

Aquino deve assumir no lugar de Paulo Souza.

Confirmação

Os nomes indicados são publicados no Diário Oficial da União (DOU) e submetidos à análise do Senado Federal. Primeiro, a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sabatina os indicados e, em seguida, eles precisam ser aprovados pelo Plenário da Casa, sendo necessários os votos favoráveis de 41 dos 81 senadores.

A aprovação é, então, comunicada à Presidência da República, que faz a nomeação final.

The post Braço direito de Haddad e primeiro negro: quem são os indicados ao BC first appeared on Metrópoles.