Lula sobre Campos Neto: "Tem compromisso com o outro governo"

Além de criticar a política monetária do Banco Central (BC), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) atacou pessoalmente, neste sábado (6/5), o presidente do órgão, Roberto Campos Neto.

Lula sobre Campos Neto:

Em coletiva de imprensa após participar da coroação do rei Charles III, em Londres, o petista disse respeitar a autonomia do BC, mas salientou que ela não significa que a instituição seja "intocável".

"Eu não discuto autonomia do Banco Central, não é esse o meu problema", disse ele. Na sequência, citou a atuação de Henrique Meirelles, que presidiu o BC em seus dois primeiros mandatos, e o comparou a Campos Neto, indicado na gestão Jair Bolsonaro (PL).

"Duvido que esse cidadão (Roberto Campos Neto) agora tenha mais autonomia que o Meirelles teve. Só que o Meirelles tinha responsabilidade de ter um governo discutindo com ele, olhando as preocupações, esse cidadão não tem", afirmou.

"Ele (Roberto Campos Neto) não tem nenhum compromisso comigo. Ele tem compromisso com quem? Com o Brasil? Não tem. Ele tem compromisso com o outro governo, que o indicou, isso é importante ficar claro, e ele tem compromisso com aqueles que gostam de taxa de juros alta. Não há outra explicação."

Mais sobre o assunto

Segundo lei aprovada no governo Bolsonaro, a autoridade monetária ganhou autonomia para fixar a taxa básica de juros, a Selic, uma das medidas adotadas para tentar controlar a inflação.

Manutenção da Selic

Desde que assumiu seu terceiro mandato, Lula tem criticado a manutenção sucessiva da taxa Selic.

Na última quarta-feira (3/5), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou a decisão de manter a taxa básica de juros em 13,75% ao ano, o maior percentual em mais de seis anos.

Foi a primeira reunião do Copom desde a apresentação do projeto do novo arcabouço fiscal pelo governo federal. O governo esperava uma sinalização do colegiado em direção a uma redução na taxa, que não veio.

The post Lula sobre Campos Neto: "Tem compromisso com o outro governo" first appeared on Metrópoles.