Vídeo: capivara Filó é solta na beira de rio após deputada invadir Ibama

Após a deputada estadual Joana Darc (União-AM) invadir uma instalação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em Manaus para recuperar uma capivara, Filó foi devolvida ao seu habitat natural neste domingo (30/4).

Vídeo: capivara Filó é solta na beira de rio após deputada invadir Ibama

Ele foi obrigado, por determinação do Ibama, a entregar a capivara Filó na última quinta-feira (27/4). Além disso, o influenciador foi multado em R$ 17 mil por diversos crimes ambientais, entre eles deixar morrer uma preguiça real, espécie da fauna silvestre, praticar abuso contra a capivara e manter em cativeiro tanto a capivara quanto um papagaio, para obter suposta vantagem financeira. Ele negou as acusações.

Veja vídeo:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Joana Darc ???? (@joanadarcam)

O caso repercutiu nas redes sociais, sendo abraçado, principalmente, por lideranças da direita. Influenciadores, parlamentares e demais representantes desse espectro político foram às redes sociais defender Agenor, aproveitando a situação para tecer críticas ao Ibama e, de quebra, alfinetar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

A decisão favorável a devolução de Filó a Agenor foi assinada na madrugada deste domingo. Ela determinou a entrega do animal a Agenor, que ficou autorizado a fazer transporte da Filó, para devolução ao habitat natural do animal silvestre.

Dessa forma, Joana Darc foi ao local e apontou aos funcionários do órgão ambiental o descumprimento de decisão judicial, como argumento para pegar de volta o animal. Eles, porém, ainda não tinham sido notificados judicialmente.

The post Vídeo: capivara Filó é solta na beira de rio após deputada invadir Ibama first appeared on Metrópoles.