Queimadas no Brasil destruíram 21,8% do território em quase 4 décadas

Queimadas no Brasil destruíram 21,8% do território em quase 4 décadas

Juntos, Amazônia (43%) e Cerrado (42,7%) concentram mais de 85,7% da área de vegetação nativa destruída no país nos últimos 37 anos. As queimadas são provocadas, principalmente, pela renovação de pastagens usando fogo e na limpeza de áreas desmatadas.

A pesquisa mapeou a extensão consumida pelas chamas a partir de 150 mil imagens de satélite, analisadas por meio de inteligência artificial para identificar as áreas com registros de fogo. O estudo, porém, não contabiliza o número de focos de calor no país.

Mais sobre o assunto

Destruição em pico

A Floresta Amazônica foi a mais devastada no período, de acordo com o levantamento. Em média, 68 mil km² do bioma foram destruídos pelo fogo anualmente. A área queimada ao menos uma vez nos últimos 37 anos soma 809,5 mil km², ou 19% de toda a Amazônia brasileira.

A maior parte do bioma atingido pelas chamas no período está concentrada em áreas de intervenção humana (55%), principalmente nas pastagens. Outros 44,3% dos locais destruídos eram preenchidos por vegetação nativa.

“A Amazônia é um ecossistema sensível ao fogo, o que significa que o fogo não é parte natural do processo de evolução ecológica das florestas do bioma. O fogo na Amazônia é totalmente decorrente das queimadas relacionadas ao desmatamento e ao manejo de pastagem. Essas acabam escapando para as florestas, originando incêndios florestais e causando degradação”, avalia Ane Alencar, diretora de Ciência no IPAM e coordenadora do MapBiomas Fogo.

Segundo maior bioma

No Cerrado foram queimados, em média, 79 mil km² todos os anos desde 1985. Ao todo, 40% do bioma pegou fogo ao menos uma vez, o que representa cerca de três vezes o estado de São Paulo.

O fogo surgiu com mais frequência na maior parte das regiões: cerca de 64% da área afetada foi queimada mais de uma vez no período. Desde 1985, em média 79 mil km² são atingidos pelo fogo anualmente no Cerrado ? uma área maior que países inteiros, como a da Irlanda.

O mapeamento da área queimada também mostra a época do ano em que há maior incidência de fogo. No Cerrado, a “temporada de fogo” coincide com os meses de seca: 89,5% da área atingida foi queimada entre julho e outubro. Com 37% das ocorrências, o mês de setembro é o que registra mais fogo no bioma.

The post Queimadas no Brasil destruíram 21,8% do território em quase 4 décadas first appeared on Metrópoles.