Itabuna: governo vai construir 696 casas após desastres naturais

Itabuna: governo vai construir 696 casas após desastres naturais

Municípios do sul e extremo sul baiano continuam sofrendo com temporais, inundações, alagamentos e deslizamentos. Há mais de um ano, 25 pessoas morreram e mais de 30 mil perderam seus lares na cidade de Itabuna (BA). Em 2023, as chuvas voltaram a assustar os moradores. No feriado de Tiradentes, temporais atingiram o litoral sul do estado.

Estavam presentes no evento desta segunda os ministros do MIDR, Waldez Góes, e da Casa Civil, Rui Costa, o prefeito de Itabuna, Augusto Castro, (PSD-BA) e o governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT-BA).

Mais sobre o assunto

Nas suas redes sociais, o ministro Waldez Góes afirmou que “nesse momento difícil, é fundamental que essas famílias sejam amparadas pelo governo @LulaOficial e que possam reconstruir suas vidas com dignidade”.

Além das 696 casas para as famílias afetadas, serão construídos dois parques lineares às margens do Rio Cachoeira com objetivo de “eliminar áreas de risco e oferecer opções de lazer à população”.

Segundo o ministro Rui Costa, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou que áreas afetadas por fortes chuvas e desastres naturais tenham “a garantia de agilidade na assistência às comunidades locais e na busca por soluções”.

Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna

Pessoas doam cestas básicas para comunidade de Bananeira, em ItabunaJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna

Casas destruídas em ItabunaJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna

A família de Poliana e várias outras estão morando debaixo do viaduto Governador Paulo SoutoJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna

Imagens do pós enchente e inundações na cidade de ItabunaJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 2Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna 18

Ruas da cidade de Itabuna são tomadas por entulho depois da enchenteJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

Enchente em ItabunaEnchente em Itabuna

Local onde era uma igreja em bairro de ItabunaJoão Paulo Guimarães/Especial Metrópoles

0

De acordo com a pasta, as comunidades localizadas em área de risco de inundações, às margens do Rio Cachoeira, serão reassentadas em dois núcleos habitacionais situados em regiões seguras.

Já os habitantes de locais vulneráveis nos bairros de Maria Matos (BA), Nova Itabuna (BA), Ferradas (BA), Nova Ferradas (BA) e Vila da Paz (BA) passarão a morar em dois empreendimentos, situados nos bairros Novo São Lourenço (BA) e Jorge Amado (BA).

The post Itabuna: governo vai construir 696 casas após desastres naturais first appeared on Metrópoles.