Ministro da Educação anuncia suspensão do novo ensino médio

Ministro da Educação anuncia suspensão do novo ensino médio

A interrupção dura, inicialmente, até o fim do prazo da consulta pública sobre o tema. São 90 dias, que se iniciaram em março, e mais 30 dias para o MEC elaborar e divulgar um relatório com as conclusões.

O novo ensino médio amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular. A proposta tem sido alvo de protestos de diferentes parcelas da sociedade, como movimentos estudantis, que pedem a revogação da reforma aprovada durante a gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB).

Mais sobre o assunto

No início de março, Santana sinalizou que revogar a reforma não estava no radar do governo federal. Ele defendeu uma revisão do novo ensino médio durante agenda em Recife (PE), onde participou da cerimônia de posse da presidente da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), Márcia Angela Aguiar.

Novo ensino médio

O novo ensino médio foi instituído com a aprovação da Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. O projeto amplia o tempo mínimo do estudante na escola e flexibiliza a organização curricular.

Novo Ensino MédioNovo_Ensino_Médio_Corpo_Humano

Entre os itinerários, consta CiênciasHugo Barreto/Metrópoles

Escola Salesiana de BrasíliaNovo_Ensino_Médio_Aula_ESB

Novo Ensino Médio integra professores para oferecer itinerários, que são grupos de disciplinasHugo Barreto/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1sala de aula com professor e alunosSesi-DF abre 360 vagas para bolsa de estudos integral no Ensino Médio (2)

Pessoas de baixa renda e dependentes de trabalhadores da indústria têm prioridadeMoacir Evangelista/Sesi

Alunos de são paulo durante aulas durante pandemiaVolta as aulas de ensino medio em Sao Paulo

Atualmente, o ensino em tempo integral está presente em cerca de 20% das escolas públicas brasileirasRafaela Felicciano/Metrópoles

0

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos escolhem um itinerário formativo, que inclui outras matérias e projetos direcionados. São quatro opções: Matemáticas e suas tecnologias; Linguagens e suas tecnologias; Ciências da natureza e suas tecnologias; e Ciências humanas e sociais aplicadas.

Os estudantes deixam de ter carga horária de 800 horas por ano e passam a ter mil horas por ano. Do mínimo de 3 mil horas nos três anos do ensino médio, 1,8 mil devem ser dedicadas às disciplinas tidas como obrigatórias de acordo com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC). As 1,2 mil horas complementares precisam ser preenchidas com os itinerários formativos.

The post Ministro da Educação anuncia suspensão do novo ensino médio first appeared on Metrópoles.