Anvisa determina recolhimento de maionese com matéria-prima vencida

Anvisa determina recolhimento de maionese com matéria-prima vencida

Devem ser recolhidos todos os potes de maionese a vencer em janeiro de 2023, com lote iniciando em 354, bem como produtos do alimento com validade determinada em janeiro, fevereiro e março de 2024.

Nessa quarta-feira (29/3), a agência suspendeu a fabricação, comercialização, distribuição e uso de todos os alimentos da marca sediada em Monte Alto, São Paulo. Além de maionese, a companhia produz molhos de tomate, mostarda, ketchup, batata palha e conservas vegetais.

“Alimentos vencidos, incluindo suas matérias-primas, são considerados impróprios para o consumo, conforme Código de Defesa do Consumidor, e a sua exposição à venda ou ao consumo é considerada infração sanitária. Assim, o recolhimento de alimentos visa retirar do mercado produtos que representem risco ou agravo à saúde do consumidor”, informa a Anvisa.

Mais sobre o assunto

Segundo a agência de vigilância sanitária, a medida preventiva foi tomada após a realização de inspeção sanitária na fábrica paulista, em que foram identificadas falhas graves de boas práticas de fabricação relacionadas à higiene, controle de qualidade e segurança das matérias-primas, controle de pragas e outros problemas.

A suspensão da comercialização e distribuição será aplicada apenas para os produtos em estoque na empresa. O retorno das atividades só poderá ocorrer quando a empresa adequar o processo de fabricação de seus produtos às boas práticas de fabricação definidas pela Anvisa.

The post Anvisa determina recolhimento de maionese com matéria-prima vencida first appeared on Metrópoles.