Lula sobre ministro Rui Costa: "É a Dilma Rousseff de calças"

Lula sobre ministro Rui Costa:

Lula falava sobre o time de ministros, quando começou a explicar as atribuições da Casa Civil, pasta mais importante para a Presidência da República. “Estou com uma surpresa agradabilíssima dos ministros que foram prefeitos e governadores. A capacidade deles de fazer a máquina funcionar é muito grande”, contou Lula.

“Falo pro Rui Costa: "Você é minha Dilma de calças". O papel da Casa Civil é uma espécie de coordenador do governo e é quase que se fosse uma espécie de defesa dos interesses do presidente da República”, explicou.

Além de ex-presidente do Brasil (2011-2016), Dilma atuou como ministra-chefe da Casa Civil de Lula entre 2005 e 2010.

“Eu lembro que a Dilma chegava em reunião dizendo: "Ó, ninguém vai mentir para o presidente. Se mentir, eu vou dizer que é mentira". Eu achava aquilo fantástico, porque me deixava dormir com a consciência tranquila que tinha alguém dando conta”, relembrou o petista.

Segundo o presidente, à frente da Casa Civil, Dilma discordava de vários outros ministros, mas, se ocorriam desentendimentos maiores, ele “fazia carinho para não ter desarmonia”.

“O Rui foi chefe da Casa Civil do Jaques Wagner, e ele me falava que ele ia tomar conta. Às vezes, o chefe da Casa Civil discorda de um ministro. Lembro de a Dilma discordando do Haddad, do Mantega, do Palocci… Eu ia lá e fazia o carinho necessário para não ter desarmonia”, contou Lula.

Em sua fala, o mandatário ainda citou o episódio envolvendo o ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, que, sem comunicar ao presidente, ventilou a possibilidade de uma revisão da reforma da previdência e, consequentemente, acabou advertido por Lula.

Mais sobre o assunto

“Em vez de anunciar, porque acho que é uma coisa correta você tentar abaixar a taxa de juros e tentar discutir no sistema financeiro, que empresta crédito consignado — tem banco que empresta a juro de 8, 9%, isso é um roubo ao aposentado —, era preciso ter feito acerto para anunciar uma medida que envolvia Fazenda, Planejamento, bancos públicos e privados”, lembrou Lula.

“Não, o Lupi anunciou sozinho. Depois de estar numa reunião comigo, eu falei: "Olha, você agora conversa com o Rui para acertar o que a gente faz. Tem de chamar os bancos para anunciar". Uma coisa que poderia ser 100% boa, criou um clima de insatisfação nos bancos, que precisavam ter sido avisados. De qualquer forma, a tese é boa. Nós vamos tentar dizer como a gente pode fazer para que os juros abaixem”, salientou.

The post Lula sobre ministro Rui Costa: “É a Dilma Rousseff de calças” first appeared on Metrópoles.