Anvisa prorroga liberação de medicamento para tratamento da Monkeypox

Anvisa prorroga liberação de medicamento para tratamento da Monkeypox

O medicamento é indicado para o tratamento de doenças causadas pelo Orthopoxvirus em adultos, adolescentes e crianças, com peso mínimo de 13kg. A decisão, por unanimidade, atende a solicitação de prorrogação feita pelo Ministério da Saúde.

A prorrogação da dispensa temporária e excepcional é válida por mais seis meses e se aplica somente ao Ministério da Saúde, desde que não haja revogação expressa pela Anvisa.

A Diretoria Colegiada (Dicol) da Anvisa ocorre alinhada às decisões das agências reguladoras internacionais, uma vez que não há outro medicamento aprovado para a finalidade no país e que a Organização Mundial da Saúde (OMS) decidiu pela manutenção da Emergência de Saúde Pública de Interesse Internacional.

A prorrogação desta autorização passa a ser válida a partir da publicação do extrato da ata da Diretoria Colegiada, no portal da Anvisa, e do Despacho da Diretoria Colegiada, no Diário Oficial da União (DOU).

Campanha com vacinas

O Ministério da Saúde inicia, na próxima segunda-feira (13/3), a vacinação contra a varíola dos macacos. As doses adquiridas pela gestão anterior da pasta, durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ainda não foram aplicadas. Mas serão disponibilizadas ao público nesta nova campanha.

A vacina Jynneos, fabricada pela farmacêutica dinamarquesa Bavarian Nordic, será aplicada antes ou depois da exposição ao vírus, em público-alvo determinado. Para a imunização pré-exposição, o ministério estima que 16.354 pessoas vivendo com HIV estejam elegíveis a receber o imunizante.

The post Anvisa prorroga liberação de medicamento para tratamento da Monkeypox first appeared on Metrópoles.