Dia Mundial do Gato: mitos e verdades sobre os felinos

Dia Mundial do Gato: mitos e verdades sobre os felinos

O Dia Mundial do Gato é comemorado nesta sexta-feira (17). Segundo pesquisa do Instituto Pet Brasil, a população de felinos criados em casa foi a que registrou maior crescimento no Brasil entre 2020 e 2021: 6%.

O índice está acima do aumento dos cães, que ficou em 4%. De acordo com último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), existem aproximadamente 22,1 milhões de gatos nas casas do Brasil.

o que é verdade e o que é mito sobre os bichanos.

1) Gatos odeiam água

Mito. Essa crença foi internalizada por muitas pessoas e até representada em filmes e desenhos animados. A médica veterinária Thalita Ramos explica que os felinos não odeiam água, e alguns até gostam. No entanto, ela ressalta que banhos não são recomendados.

"Sempre temos que lembrar que felinos são caçadores, seres dominantes. Por isso, quando a gente fala para não dar banho em gatos, é por conta dos cheiros que contém nos shampoos que utilizamos. Eles tiram uma das principais características do felino: o cheiro. Isso faz com que o felino se estresse bastante. Além do mais, gatos não precisam tomar banho porque são seres extremamente higiênicos", diz a veterinária.

2) Gatos não podem ser adestrados

Mito. O gato pode sim ser adestrado, mas a motivação dele é bem diferente comparado à de um cachorro, explica Humberto Martins, médico veterinário especializado em comportamento felino.

" Geralmente o adestramento do gato é voltado para treinamentos funcionais, ou seja, vamos acostumar o gato a situações do dia a dia como cortar unha, entrar na caixa de transporte e visitar o veterinário. Mas é possível ensinar um gato a sentar, dar a patinha e outros comandos", diz Humberto.