Vereador que atacou baianos se desculpa e chora: "Lapso mental". Vídeo

Vereador que atacou baianos se desculpa e chora:

Os pedidos aceitos pela Câmara de Caxias do Sul são de autoria das Defensorias Públicas Estaduais do Rio Grande do Sul e da Bahia. Ao tomar conhecimento do andamento das ações, Fantinel publicou um vídeo nas redes sociais se desculpando.

“Registro que tenho muito apreço ao povo baiano e a todos do Norte/Nordeste do país. Em um momento de lapso mental, proferi palavras que não representam oq eu sinto pelo povo da Bahia e do Norte/Nordeste”, diz, enquanto lê a nota, acrescentando que está “profundamente arrependido”.

Mais sobre o assunto

Em seguida, ele larga a nota e faz um desabafo sobre as ameaças que a família está recebendo após a repercussão do caso. “Se as pessoas me atacassem a mim (sic), se eu pagasse pelos erros que eu cometi, a gente paga, porque quando a gente erra a gente tem que pagar. Mas o que tá acontecendo, meu povo, é que minha esposa chora noite e dia recebendo mensagens ofendendo ela com todos os pior nome que vocês pode imaginar (sic). Ela tá pensando até em me deixar”, afirma o vereador emocionado.

Segundo Fantinel, os ataques que têm recebido também são direcionados aos seus pais e ao filho. “O meu pai e a minha mãe com 80 anos só choram dia e noite pelas ligações maldosas e ofensas que estão recendo. Eu pergunto: O que eles fizeram de errado? Cobrem de mim, não da minha família. Ameaças pro meu filho que tem medo de ir pra faculdade. Eles n fizeram nada”.

Veja:

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Sandro Luiz Fantinel (@sandroluizfantinel)

Relembre o caso

O vereador usou a tribuna da Câmara da cidade para tratar os cidadãos baianos de forma preconceituosa e criticar a operação que resgatou 208 trabalhadores de exploração análoga à escravidão na cidade vizinha, Bento Gonçalves (RS). Sandro Fantinel (Patriota) aconselhou produtores da região a não contratar trabalhadores vindos da Bahia e, em vez disso, buscar mão de obra de argentinos. “São limpos”, justificou o parlamentar, em sessão na última terça-feira (27/2).

O resgate dos trabalhadores que eram mantidos em alojamento apertado e sem higiene, tratados sob ameaças e até agredidos com choques e spray de pimenta está causando enorme repercussão desde a semana passada, pois eles eram explorados em grandes vinícolas da região.

Para o vereador Sandro Fantinel (imagem em destaque), porém, a denúncia é “exagerada e midiática” e teria sido feita com motivos políticos, como forma de atingir o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), de quem o parlamentar é fã. “Como é de costume, o empresário é tratado como vilão”, reclamou Fantinel. “Agora o patrão vai ter que pagar empregada para fazer limpeza todos os dias para os bonitos? Temos que botar em hotel 5 estrelas para não ter problema com o Ministério do Trabalho?”, questionou ele, antes de partir para as críticas aos baianos – que foram maioria entre os resgatados.

“Agricultores, produtores vou dar um conselho para vocês: não contratem mais aquela gente lá de cima”, disse, referindo-se aos baianos e se colocando à disposição para ajudar a criar “uma linha” para a contratação de argentinos para o trabalho de colheita de uvas.

“Todos os trabalhadores que têm argentinos trabalhando hoje só batem palmas. São limpos, trabalhadores, corretos, cumprem o horário, mantém a casa limpa e no dia de ir embora ainda agradecem o patrão. Agora com os baianos, que a única cultura que eles têm é viver na praia tocando tambor, era normal que fosse ter esse tipo de problema”, disparou o vereador.

“Deixem de lado. Que isso sirva de lição, deixem de lado aquele povo, que é acostumado com carnaval e festa, pra vocês não se incomodarem novamente”, completou.

Veja:

A fala de Sandro Fantinel foi seguida de protestos da bancada do PT na Câmara de Vereadores de Caxias do Sul e foi acatada pela presidência da Casa uma questão de ordem pela retirada da manifestação dos anais da instituição, onde ficam registrados todos os discursos de parlamentares.

Após a sessão, vereadores de esquerda começaram a se articular para pedir a cassação do mandato de Fantinel por quebra do decoro parlamentar.

The post Vereador que atacou baianos se desculpa e chora: “Lapso mental”. Vídeo first appeared on Metrópoles.