Yanomami: Ibama destrói garimpos e apreende mercúrio e cassiterita

Yanomami: Ibama destrói garimpos e apreende mercúrio e cassiterita

Segundo o portal G1, a ação aconteceu na região de Xitei, uma das áreas mais devastadas pelo garimpo. A cassiterita é um minério do qual é extraído o estanho, um metal cada vez mais valorizado pela indústria. É bastante utilizado para soldar componentes eletrônicos e no revestimento interior de latas de alimentos.

Mais sobre o assunto

Também foram apreendidos 254 gramas de mercúrio, além de munições e celulares. Durante a operação, indígenas abordaram a equipe do Ibama e pediram ajuda médica. A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi acionada e está organizando ação de saúde na região.

Troca de tiros

Na última quinta-feira (23/2), uma base do Ibama no mesmo território indígena foi atacada a tiros. Segundo informou o instituto, garimpeiros furaram um bloqueio feito no Rio Uraricoera, montado na aldeia de Palimiú, e atiraram contra agentes que haviam abordado uma das embarcações. Os fiscais revidaram e houve troca de tiros, que deixou um dos garimpeiros ferido.

O homem foi detido pela Polícia Federal (PF) por atacar servidores públicos e estava internado até a noite desta quinta. Segundo o governo, os suspeitos desciam o rio em sete “voadeiras”, uma embarcação movida a motor com estrutura e casco de metal, de 12 metros carregadas de cassiterita

The post Yanomami: Ibama destrói garimpos e apreende mercúrio e cassiterita first appeared on Metrópoles.