Macron demonstra apoio a plano de Lula para selar a paz na Ucrânia

Macron demonstra apoio a plano de Lula para selar a paz na Ucrânia

Em publicação, Lula diz ter conversado com Biden sobre a necessidade de se criar um grupo de países para se trabalhar na construção de um plano de paz para a Ucrânia. De acordo com o petista, a proposta já foi discutida com o presidente francês e o primeiro-ministro da Alemanha, Olaf Scholz. “É preciso parar de atirar, se não, não tem solução”, escreveu.

Ao responder o tuíte, Macron disse que a busca pela paz esteve “no coração das discussões” com Volodymyr Zelensky, na visita do presidente ucraniano a Paris na última quarta (8), que também contou com a presença do premier alemão.

Segundo o presidente francês, a Ucrânia se mostrou disposta a dar início às conversas em torno de um plano de 10 pontos para instituir a paz na região. “Vamos juntos nessa base, presidente Lula”, escreveu Macron.

Mais sobre o assunto

Tensão

Enquanto o presidente dos EUA é um dos maiores financiadores das tropas ucranianas e crítico de Putin, Lula defende o fim dos conflitos e um acordo de paz. Anteriormente, declarações ambíguas do petista causaram clima de tensão entre Brasil e Estados Unidos.

O presidente brasileiro mudou o tom sobre o conflito após a repercussão da sua entrevista à revista Time no ano passado, na qual afirmou que Zelensky “é tão responsável” quanto Putin pela guerra. Em janeiro, Lula condenou a invasão russa da Ucrânia e afirmou que Moscou violou a soberania do país vizinho.

The post Macron demonstra apoio a plano de Lula para selar a paz na Ucrânia first appeared on Metrópoles.