Saúde descarta quatro casos suspeitos de rubéola em Goiânia

Saúde descarta quatro casos suspeitos de rubéola em Goiânia

As crianças, que frequentam o Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Oriente Ville, estão isoladas, no entanto, conforme o atestado médico, já podem retornar às aulas. Na unidade escolar, foram cumpridos os protocolos sanitários previstos para casos suspeitos de rubéola, além do bloqueio vacinal, que é a ação de vacina em pessoas que tiveram contato com casos suspeitos – e nos próprios pacientes com a então suspeita.

Mais sobre o assunto

De acordo com a SMS, mesmo após o resultado negativo para rubéola, sarampo e dengue, as crianças devem continuar sendo acompanhadas e monitoradas.

Já a Secretaria Municipal de Educação de Goiânia (SME) informou que na sexta-feira (10/2) o Cmei receberá uma pulverização contra o mosquito Aedes Aegypt.

Preocupação

Por meio de nota, a SMS informou ao Metrópoles que Goiânia não registrou nenhum caso confirmado de rubéola em 2021 e 2022. A doença é prevenível por vacina.

A doença pode ter como sintomas febre baixa, surgimento de gânglios linfáticos e de manchas rosadas, que se espalham primeiro pelo rosto e depois pelo resto do corpo. Em grávidas, a doença pode causar graves deficiências congênitas, como a surdez, cegueira e má-formação do feto.

Ainda de acordo com a SMS, a cobertura vacinal contra rubéola, que é feita com a Vacina Tríplice Viral (sarampo, rubéola e caxumba), foi de 83,3% em 2021. Em 2022, os dados ainda não foram fechados, mas, até o momento, soma 65,7%.

The post Saúde descarta quatro casos suspeitos de rubéola em Goiânia first appeared on Metrópoles.