Bolsonaristas miram Lula por ataques ao BC: "Tresloucado e irresponsável"

Bolsonaristas miram Lula por ataques ao BC:

O deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ, foto em destaque) afirmou que o presidente é “responsável por um colapso econômico que vai se desenhando”. “Lula quer arrumar um culpado para o que está se desenhando para o Brasil: inflação alta e desemprego. É um irresponsável. Se Lula quer um responsável por todo esse frangalho econômico que está se desenhando, ele tem que se olhar no espelho”, criticou.

Luiz Lima (PL-RJ) endossou a fala do colega de bancada e criticou as nomeações do chefe do Executivo para o comando de empresas estatais. “Deputados do próprio partido nomeados para liderar e dirigir empresas públicas. Temos 220 milhões de habitantes, tenho certeza que nós políticos não somos as pessoas mais preparadas para liderar empresas importantes do nosso país. É claro que a gente pensa que vai haver uma falcatrua”, disse.

“Lula é um tresloucado e despreparado, não tem equilíbrio emocional e está fazendo um terrorismo econômico no nosso país”, completou.

Mais sobre o assunto

Já a deputada Bia Kicis (PL-DF) discursou em seguida e acusou que Lula está criando um “balão de ensaio” e que o o “governo atual não tem apreço às instituições e à democracia”.

“É com extrema preocupação que tenho acompanhado investidas do presidente Lula contra o presidente do Banco Central. Existe uma narrativa, acusações contra o presidente do BC, uma pessoa extremamente técnica e que conduz um BC autônomo, independente, algo que foi uma decisão desta Casa, depois de mais de 30 anos”, criticou, defendendo Roberto Campos Neto, indicado para o cargo pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) .

Lula intensifica críticas

Nesta semana, Lula voltou a criticar a manutenção da taxa básica de juros da economia em 13,75%. Ele também cobrou “responsabilidade” do presidente Roberto Campos Neto. “Não é possível que esse país volte a crescer com a taxa de juros de 13,75%”, disse Lula, no fim da manhã dessa terça-feira (7/2), em café com comunicadores.

As críticas de Lula têm perturbado o mercado financeiro e impactado negativamente as negociações na Bolsa de Valores e a cotação do dólar, o que tem levado mesmo integrantes do governo, como o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a tentar baixar o tom.

As falas do petista são uma mudança na estratégia de críticas aos juros nesse terceiro mandato, em relação às suas duas primeiras gestões à frente do Palácio do Planalto.

The post Bolsonaristas miram Lula por ataques ao BC: “Tresloucado e irresponsável” first appeared on Metrópoles.