Conselho de Química ensina como se proteger de pomadas que causam cegueira

Conselho de Química ensina como se proteger de pomadas que causam cegueira

Neste sábado (7/1), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou resolução que determina a retirada de circulação da pomada modeladora de cabelo Cassu Braids e de outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda.

Médicos e autoridades de saúde também alertaram sobre cosméticos das marcas ÔmegaFix e Studio Hair.

Durante a semana, o Instituto Municipal de Vigilância Sanitária, Vigilância de Zoonoses e de Inspeção Agropecuária (Ivisa-Rio) suspendeu a venda e o uso do produto e outros produtos fabricados pela Microfarma Indústria e Comércio Ltda.

Mais sobre o assunto

Atenção ao rótulo

Segundo o órgão, o primeiro passo para se proteger contra efeitos adversos em um produto de beleza é ler com atenção o rótulo. Nele estão disponíveis informações como o certificado de regulamentação da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), o responsável técnico, e as especificações de segurança para uso.

Lembre-se de verificar a composição do produto e confirmar se ele contém algum componente alergênico ao seu organismo.

Cuidado ao manipular cosméticos

  • Antes de comprar, verifique se o produto é regularizado pela Anvisa;
  • Respeite as instruções do fabricante quanto às condições de uso dos produtos, especialmente as advertências de uso contidas na embalagem e/ou no rótulo;
  • Consulte com o vendedor, distribuidor, fabricante ou importador informações sobre medidas preventivas recomendadas para o uso dos produtos, especialmente se as embalagens não contarem com instruções de uso ou se fornecerem pouca informação;
  • Lave as mãos sempre que usar o produto. Este cuidado reduz o risco de aplicar o produto involuntariamente a outras partes do corpo e provocar outros danos;
  • Em caso de contato do produto com os olhos, lave imediatamente com água em abundância;
  • Use o produto somente durante a data de validade indicada na embalagem pelo fabricante;
  • Não use um produto que apresentar mudanças na sua coloração, odor e consistência ou textura.

Alertas pós-uso

  • Após usar produtos para trançar ou modelar os cabelos, evite tomar banhos de piscina e mar. Ao lavar os cabelos, tente sempre proteger a região dos olhos, e evite o contato do produto com a região do corpo.
  • Caso o consumidor apresente problemas oculares, como conjuntivite, é preferível evitar o uso de produtos para trançar ou modelar os cabelos, entre outros cosméticos. Esta ação pode evitar que o problema nos olhos possa ser agravado.

The post Conselho de Química ensina como se proteger de pomadas que causam cegueira first appeared on Metrópoles.