Portaria revogada sobre cursos de medicina será avaliada, diz ministro

Portaria revogada sobre cursos de medicina será avaliada, diz ministro

O ex-governador do Ceará afirmou que a portaria foi publicada “ao apagar das luzes” e sem parecer jurídico conclusivo da Consultoria Jurídica do MEC.

“Decidi revogá-la pelo princípio da prudência, antes que produzisse efeitos, para que seja feita uma avaliação criteriosa e segura dos seus termos”, escreveu o ministro.

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MEC anunciou corte de R$ 3 bilhões ao ConifMarcelo Camargo/Agência Brasil

ministerio da educacaoPredio do Ministerio da Educacao

O corte orçamentário foi anunciado pelo MEC no dia 27 de maioMarcelo Camargo/Agência Brasil

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Imagem do Ministério da Educação sediado em Brasilia- Metrópoles***Foto-ministério-da-educação (4)

“Se você quiser, eu passo um papel agora, ligo para uma pessoa e as escolas profissionalizantes vão chegar ao seu município. Mas, em contrapartida, você precisa depositar R$ 40 mil para ajudar a igreja. Uma mão lava a outra, né?”, contou o prefeito de Boa Esperança do SulRafaela Felicciano/Metrópoles

Imagem do Ministério da Educação sediado em Brasilia- Metrópoles***Foto-ministério-da-educação (3)

Ministério da Educação (MEC)Marcelo Camargo/Agência Brasil

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A revogação derrubou a exigência que determinava a todas as instituições de ensino superior seguissem as regras do Mais Médicos. O programa determina que as faculdades coloquem 10% do faturamento com mensalidades em na rede pública de saúde da ccidade do curso, além de conceder bolsa integral a alunos carentes e investir em programas de residência e internato.

Mais sobre o assunto

Secretaria da Alfabetização

O chefe da pasta ainda comentou a extinção da Secretaria Nacional de Alfabetização (Sealf), criada em 2019. A subpasta não foi incluída na organização do ministério, publicada no Diário Oficial da União em 1º de janeiro.

Ainda no governo Bolsonaro, a própria Sealf mostrou que o projeto motivou uma melhora de 22% nas chances de uma criança vulnerável do 2º ano seja leitora iniciante ou fluente em relação a crianças que não participam do programa.

“De nada adianta manter estrutura que não traga qualquer resultado efetivo, inclusive por estar fora da visão sistêmica que queremos para a educação, como era a Sealf. A alfabetização brasileira regrediu absurdamente nos últimos anos”, disse Camilo.

 

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