Ministério da Justiça notifica oito entidades após aumento da gasolina

Ministério da Justiça notifica oito entidades após aumento da gasolina

Entre as entidades acionadas, cinco são do Rio de Janeiro, duas de São Paulo e uma do Paraná. As organizações têm 48h, a partir do recebimento da notificação, para prestar esclarecimentos sobre a alta ao consumidor. Após o período, a Senacon analisará as respostas e adotará as medidas cabíveis.

No primeiro dia do ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) assinou uma medida provisória que mantém zerados os impostos federais (PIS/Confis e Cide) sobre o valor dos combustíveis. Decretada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL), a desoneração tributária perdeu a validade no fim de 2022.

Entretanto, antes mesmo de o novo presidente assumir, donos de postos subiram o preço nas bombas em alguns estados. No Distrito Federal, por exemplo, foi possível encontrar o litro da gasolina a R$ 6,30 no primeiro dia do ano.

Mais sobre o assunto

A nova MP valerá até 31 de dezembro de 2023 para o óleo diesel, o biodiesel e o GLP. Já as alíquotas da gasolina e do álcool ficam zeradas até 28 de fevereiro. O objetivo do governo é segurar o preço nas bombas.

Veja a lista das entidades notificadas:

(Londrina/PR)
Associação Nacional dos Proprietários dos Postos

(Rio de Janeiro)
Fé Combustível
Federação das Distribuidoras Gás
Instituto de Petróleo e Gás
Instituto de Petróleo e Gás
Sindicato Nacional das Empresas Distribuidoras de Combustíveis e de Lubrificantes.

(São Paulo)
Associação de Importadores de Combustíveis
União da Agroindústria Canavieiras

The post Ministério da Justiça notifica oito entidades após aumento da gasolina first appeared on Metrópoles.