Bolsonaro nomeia aliados para cargos de três anos na Comissão de Ética

Bolsonaro nomeia aliados para cargos de três anos na Comissão de Ética

As nomeações de Célio Faria Júnior, ex-chefe de gabinete de Bolsonaro e atual ministro-chefe da Secretaria de Governo, e João Henrique Nascimento de Freitas, assessor especial da Presidência, foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU).

O órgão foi criado em 1999, ainda no governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), e funciona como um dispositivo de consulta para ministros e para o presidente.

Mais sobre o assunto

São sete membros que analisam e podem recomendar a exoneração de servidores da cúpula da administração federal que cometem desvios de conduta. Cada integrante deve ter “idoneidade moral, reputação ilibada e notória experiência em administração pública”.

Jair Bolsonaro em vídeo gravado a apoiadores

Jair BolsonaroReprodução/Redes sociais

Cercado por ministros e aliados, Jair Bolsonaro caminha sorrindo para fazer o pronunciamento aos brasileiros após derrota nas eleições, no Palácio do Planalto - MetrópolesApos reunia?o com ministros e aliados, jair Bolsonaro fara primeiro pronunciamento aos brasileiros 10

Bolsonaro fez o primeiro pronunciamento após a derrota quando já havia passado 44 horas da declaração do resultadoHugo Barreto/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Jair Bolsonaro durante o pronunciamento aos brasileiros após derrota nas eleições, no Palácio do Planalto - MetrópolesApos reunia?o com ministros e aliados, jair Bolsonaro fara primeiro pronunciamento aos brasileiros 9

O atual presidente Jair Bolsonaro, derrotado nas urnas nas eleições deste anoHugo Barreto/Metrópoles

0

No início deste mês, a CEP instaurou processos para apurar as ações do ex-presidente da Caixa Pedro Guimarães. Como mostrou o Metrópoles, o servidor é alvo de uma série de denúncias de assédio e abuso sexual a funcionárias da Caixa.

O assessor internacional do Planalto, Filipe Martins, também foi alvo de análise da CEP, após fazer um suposto gesto racista em maio de 2021.

Além disso, o ex-presidente da Fundação Palmares Sérgio Camargo recebeu uma reprimenda da administração pública, marca permanente no currículo do profissional, por praticar assédio moral, discriminação às religiões e lideranças de matriz africana.

The post Bolsonaro nomeia aliados para cargos de três anos na Comissão de Ética first appeared on Metrópoles.