Chefe de prisão onde jovem morreu no dia de ser solto é promovido

Chefe de prisão onde jovem morreu no dia de ser solto é promovido

Thiago chegou a deixar a direção da unidade prisional após a morte do jovem detento, mas nesta terça-feira (8/11), o governo do Tocantins nomeou o servidor para o cargo de gerente de Políticas de Alternativas Penais.

briner preso morto prisao (4)briner preso morto prisao (4)

Briner, de 22 anos, provou inocência, mas morreu no dia do alvará de solturaReprodução/Instagram

briner preso morto prisao (2)briner preso morto prisao (2)

Briner, 22, morreu no dia que seria soltoReprodução/Instagram

Publicidade do parceiro Metrópoles 1briner preso morto prisao (5)briner preso morto prisao (5)

Jovem motoboy foi absolvido, mas morreu na prisãoReprodução/Instagram

briner preso morto prisao (3)briner preso morto prisao (3)

Amigos e familiares escrevem em caixão de BrinerReprodução

Publicidade do parceiro Metrópoles 2briner preso morto prisao (1)briner preso morto prisao (1)

Protesto em velório de Briner TV Globo/Tocantins

0

As autoridades abriram investigações para esclarecer o motivo da morte de Briner e se houve negligência. Ele ficou preso um ano acusado por tráfico de maconha. Após conseguir provar a inocência e ser absolvido pelo judiciário, o motoboy morreu no dia que seria solto.

Revolta

Familiares e amigos de Briner ficaram revoltados com a promoção do ex-diretor do presídio em que o jovem morreu.

“A vida do meu irmão não valeu nada para ele, não valeu nada para o Estado. Simplesmente revoltante”, disse Beatriz Bitencourt, irmã de Briner.

O Metrópoles entrou em contato com a Secretaria de Cidadania e Justiça do Tocantins, mas não houve retorno até a última atualização desta reportagem.

Mais sobre o assunto

Relembre o caso

Briner morreu na madrugada de 10 de outubro em uma unidade de saúde de Palmas. O alvará de soltura foi emitido na tarde do mesmo dia. O jovem estava reclamando de dores no corpo há 15 dias e foi levado para a unidade de saúde poucas horas antes de morrer, quando começou a passar muito mal.

“É algo bem inexplicado. Deveria ter sido dado atendimento, verificar com mais atenção o que gerou a causa da morte. Pedimos que seja feita a autópsia do corpo. Queremos saber o que aconteceu. É o mínimo que o Estado pode responder. A mãe do Briner falava que iam fazer um almoço quando ele saísse”, disse a advogada Lívia Machado Vianna ao Metrópoles, na semana da morte do jovem.

Segundo perícia criminal, Briner morreu por conta de problemas pulmonares. O laudo indicou como causas da morte tromboembolismo pulmonar, infarto pulmonar, Síndrome da Resposta Inflamatória Sistêmica (SIRS) e pneumonia bacteriana

O motoboy foi preso em outubro de 2021 porque a polícia encontrou 88 pés de maconha em uma parede falsa do imóvel que ele morava. No entanto, a advogada conseguiu provar que Briner vivia em uma parte separada do imóvel, sem acesso a essa droga. O Tribunal de Justiça do Tocantins absolveu Briner no dia 7 de outubro e o alvará de soltura saiu três dias depois.

The post Chefe de prisão onde jovem morreu no dia de ser solto é promovido first appeared on Metrópoles.