OAB entrega ao TSE relatório que atesta integridade das urnas

OAB entrega ao TSE relatório que atesta integridade das urnas

“Concluímos que não houve qualquer fato que aponte suspeita de irregularidades no processo de votação. Evidenciou-se, ao contrário, a postura transparente da Justiça Eleitoral na preservação da lisura e da segurança no processo”, destaca o ofício.

A OAB participou do pleito como entidade fiscalizadora nos dois turnos e acompanhou a totalização dos votos no Centro de Divulgação das Eleições do TSE, em Brasília. No relatório, Simonetti relembra também a participação em iniciativas para o aprimoramento do sistema eleitoral brasileiro, como os Testes Públicos de Segurança, o Programa Permanente de Enfrentamento à Desinformação, a Comissão de Transparência das Eleições (CTE), entre outros.

“Atestamos a confiabilidade e a integridade das urnas eletrônicas. A efetividade e o respeito à soberania do voto popular foram alcançados com maestria. Desse modo, este Conselho Federal da OAB reafirma, seguramente, que o Brasil presenciou eleições limpas, transparentes e seguras”, assegura o relatório.

Mais sobre o assunto

Defesa

O Ministério da Defesa informou, no fim da tarde de segunda-feira (7/11), que encaminhará na quarta-feira ao TSE o “relatório do trabalho de fiscalização do sistema eletrônico de votação”. Não há nenhuma indicação até agora, porém, de que os militares tenham encontrado algum problema com as urnas eletrônicas.

Convidados a participar da Comissão de Transparência criada pelo TSE para acompanhar as eleições deste ano, os militares — pressionados pelo presidente Jair Bolsonaro (PL), derrotado por Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nas eleições — anunciaram, antes da votação, que fariam uma espécie de fiscalização independente das urnas eletrônicas.

O ministro Alexandre de Moraes chegou a determinar que a Defesa entregasse o resultado da fiscalização após a votação em primeiro turno, em 2 de outubro, mas os militares prometeram fazer isso até 30 dias após o segundo turno, realizado no último 30 de outubro.

The post OAB entrega ao TSE relatório que atesta integridade das urnas first appeared on Metrópoles.