AM gasta R$ 7 bilhões e está sem segurança

AM gasta R$ 7 bilhões e está sem segurança

Os índices mostram que no Amazonas, em 2020, foram registrados 1.019 crimes violentos de todas as naturezas. Em 2021, os números subiram para 1.571, referentes às ocorrências de homicídios dolosos, latrocínio e lesão corporal seguida de morte. Os dados apontam que, no estado, o índice alcança 35,88 crimes por 100 mil habitantes.

Curiosamente, 2021, foi o ano em que a governo do Estado mais gastou com segurança: 2,379 bilhões, de acordo com dados do Portal da Transparência do Governo do Amazonas.

O percentual de aumento de crimes violentos no Amazonas supera o índice nacional em 2021 que ficou em 19,54% por 100 mil habitantes nas ocorrências totais de crimes violentos. Os dados do Amazonas estão em sentido contrário aos índices nacionais. De acordo com o Monitor, os números em todo o Brasil indicam redução de 7% no número de crimes violentos letais intencionais, categoria que agrega vítimas de homicídio doloso, latrocínio e lesão corporal seguida de morte.

Intervenção

Motivado pelo dados negativos de violência, o deputado estadual Ricardo Nicolau (PSD) ingressou, na quarta-feira (23), com um requerimento na Assembleia Legislativa do Estado (ALE) para que o governo federal intervenha na área de segurança do Amazonas.

No documento, Nicolau argumenta que a situação atual do nosso Estado é semelhante ao ocorrido em fevereiro de 2018 quando houve intervenção federal na segurança pública do Estado do Rio de Janeiro.

“Naquele caso, em razão do aumento expressivo da criminalidade, o Governo Federal, assertivamente, optou por intervir e, por questões específicas, assegurar a garantia da lei e da ordem. O cenário de periculosidade no Amazonas demanda um amplo conjunto de ações assertivas do Governo. Nessa esteira, ressalta-se que conforme Portal da Transparência , o Estado gastou, em 2021, mais de 2 bilhões de reais com despesas em segurança pública. (…) Em contramão ao gasto expressivo, há negligencia dos gestores estaduais em relação à segurança, sendo evidente um impacto em razão da criminalidade que só aumenta”, escreveu o parlamentar no requerimento.