Roberto Cidade denuncia descaso de prefeito de Borba com ajuda humanitária para vítimas das cheias

Roberto Cidade denuncia descaso de prefeito de Borba com ajuda humanitária para vítimas das cheias

Na manhã desta quinta-feira, 16, o deputado estadual Roberto Cidade (PV) denunciou, na tribuna da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), o descaso do prefeito de Borba, Simão Peixoto, com a ajuda humanitária do Governo do Estado para as famílias vítimas das cheias dos rios. 

De acordo com o parlamentar, a Defesa Civil Estadual ainda não havia destinado os materiais para o município porque a Prefeitura de Borba não fez o cadastramento das famílias. Agora, aproximadamente um mês depois do período previsto, serão entregues 2.332 cestas básicas, 5.487 kits de higiene, 1.371 kits com redes e mosquiteiros, 1.371 kits de limpeza, 137 colchões, 137 lençóis e 137 travesseiros, além de mais 6 kits purificadores Salta-Z (Solução de Abastecimento de Água por Zeólita).

"Infelizmente, essa atitude irresponsável do prefeito prejudicou milhares de famílias. Sem falar que o transporte que está sendo feito agora, o frete será pago com o dinheiro da prefeitura, pois o Governo do Estado já concluiu a rota dos municípios localizados na calha do Madeira. Ainda tem todo o emprego de pessoal para fazer essa viagem e a entrega", destacou o deputado Roberto Cidade.

Mais de 100 mil pessoas já foram beneficiadas

O atendimento do Governo do Estado aos municípios atingidos pelas cheias dos rios, já chegou a 104 mil pessoas, com investimento superior a R$ 5 milhões. Até o momento, 18 municípios decretaram situação de emergência: Humaitá, Manicoré, Novo Aripuanã, Nova Olinda do Norte, Borba, Boca do Acre, Canutama, Lábrea, Guajará, Ipixuna, Eirunepé, Itamarati, Carauari, Tapauá, Atalaia do Norte, Benjamin Constant, Tabatinga e Manacapuru. 


Texto: Leonardo Fierro

Foto: Evandro Seixas