Pontes foi comunicado sobre Ministério das Comunicações no dia do anúncio

Pontes foi comunicado sobre Ministério das Comunicações no dia do anúncio

Segundo Pontes, já havia um entendimento, nas reuniões ministeriais, de que a comunicação do governo precisava de reforço, mas que não há um plano pronto para a transferência das áreas da Comunicação para a nova pasta. "Não existe uma pressa, então é fazer de forma gradual, não vejo uma data para terminar (a transição), e a gente vai trabalhar junto do novo ministro", contemporizou.

"Recebi a notícia ontem, com tranquilidade. Tenho o prazer de dizer que as secretarias (que serão transferidas) estão muito organizadas", declarou.

Em coletiva de imprensa, Pontes detalhou quais programas e medidas serão transferidas da sua tutela para a nova pasta – são ações relacionadas ao financiamento para radiodifusão, procedimentos regulatórios e ampliação de coberturas de internet, entre outras.

Mais sobre o assunto

Passarão para o novo ministério duas secretarias que hoje estão na Ciência e Tecnologia – Telecomunicações e Radiodifusão –, os Correios e a Telebras.

Recriação
O anúncio da recriação do Ministério das Comunicações foi feito na última quarta-feira (10/06) pelo presidente Jair Bolsonaro, em postagem no Facebook.

A Medida Provisória 980/2020 inclui ainda a extinção da Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom), que passa a fazer parte da nova pasta, com o atual chefe da Secom, Fabio Wajngarten, como secretário-executivo.

Para comandar a pasta, ele escolheu o deputado federal Fábio Faria (PSD-RN), genro do dono do SBT, Silvio Santos. A nomeação também foi interpretada como mais um aceno ao Centrão, mas o presidente alega que foi uma escolha pessoal.