Secretário da SES terá que se explicar na ALE

Secretário da SES terá que se explicar na ALE

Convidados pelo membro da CSP, deputado estadual Wilker Barreto (Podemos), por meio de convite aprovado na Casa Legislativa, no último dia 23 de março, os gestores vão precisar informar a população sobre o andamento do combate ao vírus, e revelar quais estratégias serão adotadas num cenário de iminente reinfecção.

“Não é de agora que alertam o Amazonas para uma terceira onda. O secretário e o diretor da FVS precisam deixar o povo amazonense preparado. Não podemos ser pegos de calça curta, como foi na segunda onda. Queremos saber como está o interior, os leitos de UTI"s (Unidades de Terapia Intensiva) … Se o governo tiver competência, ele precisa deixar a população preparada”, afirmou Barreto.

O pesquisador Lucas Ferrante, que compõe o grupo de pesquisadores que previu a segunda onda no Amazonas, com quatro meses de antecedência, e alerta para uma nova, estará novamente na Assembleia. “Manaus teve muitos erros ao lidar com a pandemia que foi quase de forma proposital. Poderia ter sido resolvido esse problema com meses de antecedência se nossos estudos tivessem sido considerados. Nesse momento que o Brasil vive com segundas e terceiras ondas em várias capitais, em vários estados, uma terceira onda para Manaus pode ser ainda mais devastadora”, disse o cientista em entrevista.

Devem participar, além dos membros titulares da comissão, o Ministério Público do Amazonas (MP-AM), Defensoria Pública (DPE-AM), a Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e Fiocruz.

CPI
Em março, foi ingressado um pedido de instalação de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) na ALE para investigar suspeitas de improbidade administrativa, malversação de recursos públicos e de superfaturamento em atos de governo do estado, incluindo a contratação do aluguel do Hospital da Nilton Lins.