Esgrimista Guilherme Toldo se classifica para Olimpíada de Tóquio

Brasileiro assegurou vaga no Grand Prix de Florete, em Doha (Catar)

Esgrimista Guilherme Toldo se classifica para Olimpíada de Tóquio

Depois da campeã mundial Nathalie Moellhausen, a esgrima brasileira tem mais um representante assegurado na Olimpíada de Tóquio (Japão). Nesta sexta-feira (26), Guilherme Toldo se garantiu nos Jogos nas disputas do florete ao conquistar um lugar entre os 64 melhores do torneio masculino do Grand Prix de Doha (Catar). A competição fecha o ranking de classificação para o evento na capital japonesa.

Será a segunda participação olímpica de Toldo, um dos esgrimistas do país na Olimpíada de Londres (Reino Unido), em 2012. O gaúcho, 26º colocado no ranking mundial, assegurou vaga em Tóquio como atleta das Américas mais bem colocado fora Estados Unidos (país classificado pelo ranking de equipes) e Canadá (melhor seleção do continente depois dos EUA), superando a concorrência do venezuelano Victor León, atualmente no 66º lugar.

Toldo, que não competia internacionalmente há 13 meses, venceu quatro jogos e perdeu dois na fase de poules (grupos), classificando-se à segunda etapa, que reuniu os 128 melhores do Grand Prix. O gaúcho derrotou o turco Martino Minuto e avançou à fase de 64. León, por sua vez, foi superado pelo norte-americano Bryce Louie na mesma etapa. Esse tropeço do venezuelano garantiu o brasileiro em Tóquio.

Toldo volta a competir no domingo (28), às 3h20 (horário de Brasília), contra o britânico Marcus Mepstead (15º do mundo). Caso se classifique entre os 32 melhores, o gaúcho enfrentará o sul-coreano Kim Dongsu ou o francês Wallerand Roger por uma vaga nas oitavas de final.

Disputa feminina

Neste sábado (27), a partir das 3h, começa o torneio feminino em Doha, com duas brasileiras. Uma é Rafaella Gomes, de 17 anos, que disputará o primeiro campeonato internacional adulto da carreira. A outra é Bia Bulcão, que pode assegurar - assim como Toldo - vaga em Tóquio se encerrar a competição como a melhor das Américas no ranking olímpico. A paulista, 83º colocada e que não compete há um ano, briga com a colombiana Saskia Loretta Garcia (40ª) e a venezuelana Anabella Gonzalez (76ª). Bronze nos Jogos Pan-Americanos de Lima (Peru) em 2019, ela já está garantida, pelo menos, no Pré-Olímpico do Panamá, no fim de abril.

Agência Brasil