Pesquisa CovacManaus inicia vacinação em pessoas com 49 anos

Pesquisa CovacManaus inicia vacinação em pessoas com 49 anos

A vacinação em pessoas com 49 anos iniciou nesta quinta-feira (18) na capital. A imunização antecipada faz parte da pesquisa CovacManaus da Fundação de Medicina Tropical em parceria com a UEA.

O Instituto Butantan doou 10 mil doses da CoronaVac para serem usadas na pesquisa. Profissionais da educação, segurança, entre 18 e 49 anos com e sem comorbidades, da rede estadual, podem realizar a inscrição.

Cerca de 40 pessoas receberam a imunização, até 12h15 de hoje, segundo informou o coordenador da pesquisa, Marcus Lacerda, durante coletiva de imprensa. Os imunizados que participarem do estudo serão monitorados durante um ano, neste período o estudo ajudará na identificação do impacto da antecipação da aplicação da vacina em pessoas com comorbidades na prevenção das formas graves da doença, em Manaus, onde predomina a variante P.1.

O Amazonas está sendo pioneiro no estudo, que pode guiar o enfrentamento da Covid-19 mundialmente.

"Existem muitas dúvidas ainda do nível de imunidade gerado pela vacinas e pela infecção natural. A gente vai ter ao final desse estudo um grupo de 10 mil pessoas que estão expostas ao risco de infecção e que a cada 3 meses a gente vai ter a quantidade de anticorpos dessas pessoas medidos", explicou Lacerda.