Começa hoje a reaplicação do Enem

Reaplicação terá as mesmas regras do exame regular

Começa hoje a reaplicação do Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) come√ßa a ser aplicado hoje (23) para pessoas privadas de liberdade, para candidatos que tiveram as provas canceladas por causa do agravamento da pandemia do novo coronavírus, para aqueles que n√£o puderam fazer o exame por estar com sintomas da covid-19 ou de outra doen√ßa infectocontagiosa e para participantes que foram prejudicados por quest√Ķes logísticas.

A reaplica√ß√£o seguir√° as mesmas regras do Enem regular. Os hor√°rios de aplica√ß√£o ser√£o os mesmos. Os port√Ķes abrem às 11h30, no hor√°rio de Brasília, e fecham às 13h. A prova come√ßa a ser aplicada às 13h30. Nesta ter√ßa-feira, os participantes far√£o as provas de reda√ß√£o, linguagens e ci√™ncias humanas. O tempo de prova é 5 horas e 30 minutos. Amanh√£ (24), ter√£o 5 horas para resolver as quest√Ķes de matem√°tica e ci√™ncias da natureza.

A recomenda√ß√£o é que os estudantes cheguem com anteced√™ncia para evitar aglomera√ß√Ķes. A lista do que é ou n√£o permitido é também semelhante à aplica√ß√£o regular. Os participantes dever√£o levar um documento oficial com foto - n√£o é permitida a apresenta√ß√£o de documento digital -, caneta preta de material transparente e m√°scara de prote√ß√£o facial.

Os resultados finais, tanto do Enem digital quanto do Enem impresso e da reaplicação, serão divulgados no dia 29 de março.

As notas do Enem poderão ser usadas para ingressar no ensino superior e para participar de programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), Programa Universidade para Todos (ProUni), e Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Reaplicação

O Enem 2020 regular foi aplicado nos dias 17 e 24 de janeiro no formato impresso, e nos dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro no formato digital. Agora, ser√° aplicado o Enem PPL (Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade e Jovens sob Medida Socioeducativa que inclua priva√ß√£o de liberdade).

Na mesma data, as provas ser√£o reaplicadas aos candidatos do Enem regular, tanto do impresso quanto do digital, que tiveram os pedidos aprovados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).

Prevista no edital, a reaplica√ß√£o do Enem pode ser solicitada por participantes que se sentiram prejudicados por causa de algum problema logístico, como falta de luz no local de prova. Neste ano, devido à pandemia, puderam também pedir a reaplica√ß√£o os participantes que apresentaram sintomas de covid-19 ou de outra doen√ßa infectocontagiosa.

Também devido à pandemia, a aplica√ß√£o do Enem regular foi suspensa no estado do Amazonas, onde mais de 160 mil estudantes fariam a prova, em Rolim de Moura (RO), onde estavam inscritos 2.863, e em Espig√£o D'Oeste (RO), com 969 inscritos. Esses participantes poder√£o fazer o Enem também na data da reaplica√ß√£o.

Agência Brasil