Com alta da Covid, candidatos de Araraquara e região farão 2ª fase da Unesp em Ribeirão Preto

Medida afeta 1.582 candidatos, que descobriram mundança na consulta do local de prova. Município enfrenta crise hospitalar após confirmação de casos de variante do novo coronavírus.

Com alta da Covid, candidatos de Araraquara e região farão 2ª fase da Unesp em Ribeirão Preto

Por conta da alta de casos e da circulação da variante do novo coronavírus, 1.582 estudantes de Araraquara (SP) e região deverão fazer a 2ª fase da Unesp em Ribeirão Preto, segundo a Fundação Vunesp. A prova será realizada no dia 28 de fevereiro.

A consulta de local de prova está disponível no site da Vunesp.

Araraquara, que tem cerca de 240 mil habitantes e está localizada na região central do estado, enfrenta uma crise hospitalar com 100% de ocupação de leitos de UTI pelo 5º dia seguido por causa do aumento de casos de Covid-19, que pode ter relação com a identificação da variante brasileira do novo coronavírus.

O município tem um decreto que proíbe circulação na cidade sem justificativa para conter a doença.

Situação excepcional

Segundo a Fundação, a mudança foi feita "em função da situação excepcional decorrente da Covid-19 em Araraquara, o que impossibilita a aplicação de prova no município".

A medida afeta 700 inscritos de Araraquara e 882 de outras cidades da região. Eles só souberam da mudança ao consultar os locais de prova, que foram divulgados na quarta-feira (17).

Ribeirão Preto fica a 75 km de Araraquara e está atualmente na fase laranja do Plano São Paulo.

Pelo menos desde que a Vunesp passou a ser responsável pelo vestibular da Unesp, em 1981, a prova é realizada em Araraquara. Essa foi a primeira vez que o exame foi transferido. A 1ª fase foi realizada na cidade normalmente, em janeiro.

2ª fase

A prova da segunda fase do vestibular, de Conhecimentos Específicos e Redação, será aplicada no dia 28 de fevereiro em 30 cidades paulistas. A divulgação da 1ª lista geral de classificação será no dia 19 de março de 2021.

Segundo a Fundação Vunesp, a aplicação do exame vai seguir uma série de protocolos sanitários para evitar a disseminação da Covid-19, como uso obrigatório de máscaras, distanciamento mínimo de 1,5 metro entre os candidatos e disponibilidade de álcool em gel.