Pesquisa aponta que 49% dos pais dizem não confiar se escola irá se adequar às medidas contra Covid

Índice era de 22% em setembro. A desconfiança persiste, mesmo frente à percepção de que a suspensão das aulas presenciais pode trazer prejuízos ao aprendizado.

Pesquisa aponta que 49% dos pais dizem não confiar se escola irá se adequar às medidas contra Covid

Uma pesquisa aponta que 49% dos pais e responsáveis dizem não confiar se a escola pública irá adotar as medidas necessárias para evitar a transmissão de coronavírus. O índice era de 22% em setembro.

Os dados também indicam que 43% dos pais ou responsáveis dizem não confiar que os estudantes vão seguir os protocolos de segurança. Antes, o índice era de 24%.

A desconfiança persiste, mesmo frente à percepção de que a suspensão das aulas presenciais pode trazer prejuízos ao aprendizado. A pesquisa indica que, mesmo inseguros, cresceu de 24% para 30% o índice de pais ou responsáveis que apoiam a volta às aulas presenciais.

O dado é da pesquisa "Educação não presencial na perspectiva dos estudantes e suas famílias", encomendada pela Fundação Lemann, Itaú Social e Imaginable Futures.

Foram ouvidos 1.015 pais ou responsáveis de estudantes das redes públicas municipais e estaduais, com idade entre 6 e 18 anos, entre 16 de novembro e 2 de dezembro de 2020.

A pesquisa também aponta que:

  • 65% dos pais ou responsáveis afirmam que as crianças da pré-escola terão o desenvolvimento comprometido;
  • Nos primeiros anos do ensino fundamental, 69% dos pais ou responsáveis afirmam que os estudantes terão atraso na alfabetização e prejuízo ao seu aprendizado;
  • Sobre pais ou responsáveis por adolescentes, 58% têm a percepção de que os estudantes terão problemas emocionais por causa do isolamento;
  • 58% acreditam que os alunos do ensino médio correm risco de desistir dos estudos