Governo diz que estoque de medicamentos no Amazonas é de 75%

Governo diz que estoque de medicamentos no Amazonas é de 75%

O Governo do Amazonas informou nesta segunda-feira, 21, que a Cema (Central de Medicamentos do Amazonas), unidade vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, alcançou nível de 75% de abastecimento.

Em visita à Cema, nesta segunda, o governador Wilson Lima disse que em janeiro de 2019, quando ele assumiu o Governo do Estado, esse índice de abastecimento era de apenas 12%.

"De acordo com a Organização Mundial de Saúde, uma farmácia ou uma central de distribuição de medicamentos que atinge esse patamar está trabalhando com um percentual de excelência. Para que pudéssemos chegar a esse nível, foram necessários ajustes, medidas e reestruturação da nossa rede. Saltamos de 12% de abastecimento para 75%", disse o governador.

A Cema é responsável por abastecer todas as unidades da rede estadual da capital e interior, e atualmente trabalha com cerca de 1.300 itens, entre medicamentos e insumos hospitalares. Também é elevado o índice de abastecimento de farmácias nas unidades da rede estadual de saúde, variando de 80% a 90%.

Acesso à população

Com as melhorias na Cema, programas complementares como "Melhor em Casa" e "Saúde Domiciliar", implantados para facilitar o acesso da população a insumos na rede, passaram a atender os usuários com mais agilidade.

O "Melhor em Casa" é um programa de serviços por meio do qual o paciente que estava internado e deixa a unidade de saúde é atendido em casa, recebendo acompanhamento de uma equipe especializada. Já o programa "Saúde Domiciliar" é o que fornece insumos e itens de nutrição, fraldas, materiais para cicatrização, entre outros; para cerca de 4 mil usuários.

O coordenador da Cema, Cláudio Nogueira, explica que, desde o mês de agosto, o serviço social da Secretaria de Saúde passou a atender no prédio anexo à Central de Medicamentos, o que beneficiou o paciente que agora faz a solicitação e retira o material no mesmo local.