Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

STF

STF nega investigar Bolsonaro por suposta sabotagem na pandemia


O julgamento ocorreu via plenário virtual. Oito ministros acompanharam o voto do relator, Luís Roberto Barroso, pela rejeição da ação: Alexandre de Moraes, André Mendonça, Gilmar Mendes, Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Nunes Marques, Rosa Weber e Dias Toffoli.

Já os ministros Edson Fachin e Cármen Lúcia votaram para que a queixa-crime fosse enviada à primeira instância da Justiça do Distrito Federal para exame do mérito.

A associação acusou a Procuradoria-Geral da República (PGR) de inércia ao pedir para o Supremo abrir investigação contra Bolsonaro. Para o relator e os ministros que votaram com ele, porém, não há indícios suficientes de que a PGR não investigou ações e omissões do ex-presidente na pandemia de coronavírus.

Os magistrados lembraram de investigações preliminares que acabaram arquivadas a pedido da procuradoria.

foto-grupo-protesta-contra-ex-presidente-jair-bolsonaro-e-bolsonarista-tentam-impedir-orlando-eua-24012023

Protesto contra BolsonaroFoto reprodução / redes sociais

Foto Vinicius Schmidt pandemia 500 mil 01

Registro do ato simbólico, realizado em Goiás em 2021, em homenagem aos 500 mil mortos por CovidVinicius Schmidt/Metrópoles

Publicidade do parceiro Metrópoles 1Jair-Bolsonaro-desabafa-salario

Bolsonaro fez desabafo sobre salário de R$ 33 milHugo Barreto/ Metrópoles

Carlos Bolsonaro e o pai, Jair Bolsonaro

Carlos Bolsonaro e o pai, Jair BolsonaroAlan Santos / PR

Publicidade do parceiro Metrópoles 2Foto Vinicius Schmidt pandemia 500 mil 02

Registro do ato simbólico, realizado em Goiás em 2021, em homenagem aos 500 mil mortos por CovidVinicius Schmidt/Metrópoles

0

Envio para a 1ª instância

Na última semana, no julgamento de outra denúncia contra Bolsonaro, os ministros decidiram enviar o processo para a 1ª instância, já que o ex-presidente não ocupa mais nenhum cargo público ou eletivo e não tem mais foro privilegiado.

Trata-se de uma queixa-crime do senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP) contra Bolsonaro por difamação. O parlamentar reclama de postagens do ex-presidente acusando-o de irregularidades numa suposta negociação de vacinas contra a Covid-19.

Sob relatoria do ministro Edson Fachin, venceu o entendimento de que a decisão deve ficar com o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT).

“Compreendi que a queixa-crime apresentada reúne todos os elementos exigidos a instauração da ação penal, sendo muito prematura qualquer afirmação acerca da atipicidade da conduta ou outra condição que implique em reconhecer a ausência de justa causa”, votou o relator.

The post STF nega investigar Bolsonaro por suposta sabotagem na pandemia first appeared on Metrópoles.

Brasil STF Jair Bolsonaro Covid-19 Pandemia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!