TCE e MPC reconhecem transparência de prefeituras

TCE e MPC reconhecem transparência de prefeituras

Os trĂȘs municĂ­pios amazonenses mais bem colocados no Ranking de TransparĂȘncia do Ministério PĂșblico de Contas (MPC) foram reconhecidos, na Ășltima quarta-feira (19), durante o 18Âș Congresso de Gente e Gestão, promovido pela Associação Brasileira de Recursos Humanos, Seção Amazonas (ABRH), pelo MPC e pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM). O prefeito de Manaus, Arthur Neto, o prefeito de ApuĂ­, Antônio Roque, e o vice-prefeito de Rio Preto da Eva, José Dantas, receberam os certificados, respectivamente, pelo 1Âș, 2Âș e 3Âș lugares.

A premiação aconteceu logo após a palestra da procuradora de Contas Evelyn Freire de Carvalho que falou aos presentes sobre "Compliance e InteligĂȘncia Artificial no Serviço PĂșblico", no Centro de Convenções Vasco Vasques. O procurador-geral João Barroso entregou a premiação, que teve incentivo da conselheira-presidente do TCE, Yara Lins dos Santos.

Ao receber a certificação, o prefeito Arthur Neto disse que o reconhecimento era "resultado de um trabalho de seis anos, em favor da responsabilidade fiscal, da austeridade administrativa, do enfrentamento ao desperdĂ­cio, em favor de se priorizar os investimentos. Receber essa homenagem, da Corte de Contas, pela austeridade ao gerir e pela transparĂȘncia ao divulgar o que faz com o recurso pĂșblico, é uma honra muito especial".

Raio-X para sociedade

Disponibilizado à sociedade pelo Ministério PĂșblico junto ao TCE no Ășltimo dia 15 de maio, o Ranking da TransparĂȘncia (www.mpc.tce.gov.br) apresenta um raio-x de como o municĂ­pio trata a questão da transparĂȘncia, indicando a posição que cada uma ocupa, de acordo com dados coletados por meio dos respectivos portais de TransparĂȘncia.

O ranking - dividido em microrregiões - possibilita aos órgãos de controle e à sociedade observarem as melhorias e os progressos alcançados, assim como as deficiĂȘncias mantidas ou agravadas por cada municĂ­pio.