Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

AMAZONAS

Prefeitura de Manaus orienta população no combate ao caramujo africano

Período chuvoso facilita proliferação do caramujo, que pode se tornar vetor de doenças como hepatite e meningite.


O período chuvoso facilita a proliferação do caramujo africano (Achatina fulica), por isso a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), orienta a população de Manaus a combater e coletar, de forma segura, os focos desse molusco na cidade.

De acordo com o secretário da Semmas, Antonio Ademir Stroski, o combate ao caramujo neste período é importante, principalmente porque ele pode se tornar vetor de algumas doenças como a hepatite e a meningite.

"O caramujo não possui predador natural, por isso ele está relacionado entre as piores espécies exóticas invasoras de ocorrência mundial. Além disso, o caramujo carrega o vetor de doenças como a hepatite e meningite", explicou, por meio de assessoria.

Ainda de acordo com ele, a carapaça do caramujo acaba servindo de criadouro para o Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e da febre amarela urbana.

O chefe da Divisão de Educação Ambiental (Diea) da Semmas, Raimundo Araújo, informou que para a carapaça não servir de criadouro para o Aedes Aegypti a orientação é de esmagá-la.

Alguns passos precisam ser seguidos nesse combate. O primeiro de todos é saber diferenciar os caramujos nativos dos africanos.

"O africano chega a atingir até 15 cm. Além de maior, ele é mais alongado e mais escuro do que a espécie nativa, a partir daqui o trabalho vai se dedicar ao manejo correto do molusco, lembrando que, para fazer esse trabalho de coleta, a pessoa tem que estar com as mãos protegidas com luvas ou sacos", disse o chefe da Diea.

  • Deposite os caramujos em sacos plásticos;
  • esmague os caramujos nos sacos;
  • abra o saco plástico e coloque um pouco de sal grosso ou cal;
  • feche corretamente o saco plástico e coloque no horário em que o carro coletor passa em sua região.

A Divisão de Educação Ambiental colocou à disposição da população dois números de telefone para tirar dúvidas sobre a coleta correta dos caramujos: (92) 3236-7420 ? 98137-9876.

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!