Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Diário do Amazonas

Delegado Péricles defende reabertura gradual do comércio no AM


"-//W3C//DTD HTML 4.0 Transitional//EN" "http://www.w3.org/TR/REC-html40/loose.dtd">

Manaus – O deputado estadual Delegado Péricles defendeu a reabertura gradual do comércio, na manhã desta quinta-feira (18), na Tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (ALE). Com dados de empresas que tiveram de fechar as portas e número de desempregados, o parlamentar reforçou a necessidade de manter a cautela quanto à propagação do vírus, mas lamentou que a falta de medidas da gestão estadual esteja deixando muitas famílias sem ter como sobreviver.

“Já são dez mil desempregados, segundo a Abrasel. São 10 mil trabalhadores sem ter como sustentar suas famílias. Não podemos deixar que esses números continuem aumentando. Devemos ter responsabilidade e cautela quanto à propagação do vírus, mas não podemos deixar nosso povo morrer de fome. Esses dez mil desempregados vão viver de quê? Eles não querem R$200 de auxílio, querem trabalhar. Já passou da hora de agir. Precisamos ter cautela e responsabilidade quanto à Covid-19, mas precisamos gradualmente reabrir o comércio”, afirmou o deputado.

De acordo com dados apresentados por Péricles, 211 empresas fecharam as portas em dezembro de 2020 e 191 já encerraram trabalhos em janeiro deste ano. Para ele, o caos da alta incidência de Covid-19 no Amazonas foi agravado pela corrupção, incompetência, má gestão.

“A corrupção tem causado um mal sem precedentes à nossa população. Falei de números de empresas que fecharam, imagina se fôssemos contabilizar as que têm apenas sobrevivido a esse momento? Os trabalhadores informais, empresários, autônomos, têm sido penalizados a ponto de não terem como sustentar os seus. Isso é grave! O Estado sequer apresentou medidas, se preparou para minimizar os impactos deste momento na economia, na vida desses trabalhadores”, continuou.

Fiscalização direcionada

Ainda em discurso na Tribuna, o deputado estadual Delegado Péricles afirmou ter recebido denúncias de que o Procon-AM tem agido de forma direcionada durante suas ações de fiscalização. “Recebi denúncias de que até mesmo o diretor-presidente do Procon tem direcionado essa fiscalização, abordando muitos comerciante com mão de ferro e, além de multa, fechando estabelecimentos de gêneros alimentícios. O que mais assusta é que eles fiscalizam e fecham apenas um, sendo que muitos no mesmo formato funcionam ao lado. Eles não pensam em quantas pessoas estão deixando desempregadas naquele momento?”, denunciou.

O parlamentar se colocou à disposição para receber denúncias de outras possíveis abordagens injustas e direcionadas que possam ter sido feitas pelo órgão no Amazonas. “São trabalhadores querendo sobreviver a tudo isso e um órgão que devia atuar de forma positiva, age de forma direcionada. Vergonhoso isso. Quem tiver casos como esses, pode deixar contato nas minhas redes sociais”, concluiu.

Dez Minutos Diário Do Amazonas Política ALE Comércio Do Amazonas Covid-19 Delegado Péricles Deputado Estadual Pandemia

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!