David Almeida realiza abertura dos trabalhos na CMM para 2021

David Almeida realiza abertura dos trabalhos na CMM para 2021

O primeiro a falar foi o vereador David Reis, presidente da CMM no biênio 2021-22. Ele abriu os trabalhos para o ano legislativo da casa e convocou o prefeito para subir a plenária para passar sua mensagem. David Almeida aproveitou a oportunidade para pedir que todos que estavam no local, ficassem de pé para homenagear as vítimas da Covid-19 com um minuto de palmas.

O Prefeito de Manaus, que faz aniversário nesta segunda-feira(08), iniciou sua mensagem anual aos parlamentares falando da saúde no estado e do enfrentamento ao coronavírus. Depois, se pronunciou sobre o aumento no número de enterros que é maior que do primeiro pico da pandemia. Almeida ainda relatou que na estrutura da prefeitura, não faltou oxigênio.

“Quando fiquei sabendo que poderia faltar oxigênio, eu pedi para que fosse feita uma reserva para 12 dias, mas em apenas uma tarde, foi consumido o que estava de reserva para 10 dias. Tivemos que socorrer as pessoas para poderem ter suas vidas salvas. A prefeitura continua atuando”, disse o prefeito.

Durante discurso, Almeida ainda explicou que o orçamento para o mês de janeiro de 2021, foi de 100 milhões a menos em comparação ao mesmo mês de 2019. Segundo David, no mês de março vai ter que pagar dívidas com menos recursos que nos anos anteriores. Ele relatou que mesmo assim, disponibilizou R$ 96 milhões em auxílio a 40 mil famílias, pelo período de 12 meses. O pagamento começa deve ser iniciado na quarta-feira(10).

Sobre o transporte público, a prefeitura teve que desembolsar R$ 14 milhões para manter o sistema de transporte funcionando na cidade, que é quase que o dobro do que vai ser investido no auxílio manauara.

David falou que autorizou no mês de janeiro a entrega de 22 mil merendas em casa para alunos da rede municipal, no valor de 17 milhões de reais, que corresponde a 150 reais por aluno que vai ser passado para as famílias para poderem comprar comida para seus filhos. Almeida falou que pretende dar um cartão de 100 reais e cestas básicas aos mototaxistas, taxistas, motoristas de aplicativo, pessoas que trabalham com evento e estão paradas, informais que estão sem sustento.

O prefeito falou que vai a Brasília para buscar recursos para o esporte, guarda municipal e para a saúde, principalmente para vacinar a população. David falou que até sábado(13) pretende vacinar todos os profissionais de saúde e idosos a partir de 70 anos para se tornar referencia para o país como a cidade que mais vacinou proporcionalmente o grupo prioritário. E disse que pretende no mês de março, vacinar todos os idosos a partir de 60 anos.

“O maior problema enfrentado pela cidade, o inimigo invisível, oculto e mutante, que insiste em adentrar em nossas casas e nossos lares e nos deixar tristes levando as pessoas que nós amamos. Mas diante de todo esse cenário, todo esse desafio, não faltou atendimento nas unidades da prefeitura de Manaus. Problemas? Claro que vamos enfrentar”, completou o prefeito.