Sem soluções para resolver o caos da saúde, Wilson Lima fica calado e Pazuello assume protagonismo

Pazuello afirmou que o atendimento básico em Manaus deve ser a prioridade no Estado

Sem soluções para resolver o caos da saúde, Wilson Lima fica calado e Pazuello assume protagonismo

Manaus – A negligência na administração do governador do Amazonas, Wilson Lima (PSC) com o enfrentamento a pandemia do novo coronavírus é tão grande que em reunião com o ministro da saúde Eduardo Pazuello nosso chefe de Estado ficou calado, sem apresentar ideias ou alternativas para resolver o problema da falta de oxigênio ou problema na saúde. Em pronunciamento, Pazuello afirmou que o atendimento básico em Manaus (AM) deve ser a prioridade no Estado e que a única solução para diminuir o impacto na fila de espera por leitos e mortes de pessoas, seria a remoção de 1.500 pessoas.

Pandemia

Após muitos apelos populares, o Governo Federal veio para Manaus tentar organizar o enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19), pois a população amazonense estava sofrendo terrivelmente com as inúmeras mortes por falta de oxigênio. Segundo o ministro da saúde, Eduardo Pazuello, o atendimento básico em Manaus deve ser a prioridade no Amazonas. O anúncio foi feito durante a cerimônia de recepção de profissionais do Programa Mais Médicos na capital. "A remoção dos pacientes do Amazonas para outros Estados é a única solução para diminuir o impacto da fila de espera", disse.

Menos fila

Segundo o ministro da saúde, a única solução para a diminuição e mortes no Amazonas, seria a remoção de pacientes para outros estados. "Sem a remoção de 1.500 pessoas, vão continuar morrendo 80 a 100 pessoas por dia", enfatizou Pazuelo. Para o ministro, é necessário desafogar o atendimento especializado no Estado para que não haja sobrecarga no sistema de saúde. "Cerca de 350 pacientes transferidos para outras regiões do País nas últimas semanas, 80 já estão curados", disse.

Falta de oxigênio

Nos primeiros dias de janeiro, o Amazonas entrou em colapso, desta vez, pela falta de oxigênio nas unidades de saúde pública. De acordo com o ministro, além do oxigênio, a capital registra a falta de leitos e recursos humanos. "O isolamento logístico e o clima do Amazonas foram fatores que agravaram a situação em Manaus, além da logística que é quase impraticável", relatou.

Amazonas

Buscando ajudar o Estado a enfrentar a crise que assola o mundo inteiro, o ministro deve voltar para Brasília depois de passar dias no Amazonas. Segundo fontes de bastidores, em reunião da cúpula para ações contra a Covid-19, o governador Wilson Lima ficou calado toda a reunião com o Comitê Especial de Enfrentamento a Covid-19. Essa reação não é nenhuma novidade já que nosso Estado registra ainda, altos índices de internações e mortes pelo novo coronavírus que já destruiu milhares de famílias amazonenses.

Vacinação

Pazuello afirmou que o Amazonas é a prioridade de vacinação no país e elogiou a iniciativa de outros estados que doaram 5% da cota para Manaus. As falas foram feitas na cerimônia de recepção dos médicos que vão reforçar o enfrentamento da covid-19 e o atendimento nos postos de saúde de Manaus. 108 profissionais foram contratados pelo programa Mais Médicos, do governo Federal.