Operadoras dos EUA devem substituir equipamentos da Huawei e ZTE, diz agência de comunicações

Decisão da Comissão Federal de Comunicações do país ordena que empresas que receberam subsídio do governo deixem de usar produtos chineses que representam [...]

Operadoras dos EUA devem substituir equipamentos da Huawei e ZTE, diz agência de comunicações
Decisão da Comissão Federal de Comunicações do país ordena que empresas que receberam subsídio do governo deixem de usar produtos chineses que representam ameaça à segurança nacional. Loja da Huawei em Pequim.

Ng Han Guan/AP

A Comissão Federal de Comunicações (FCC) dos Estados Unidos ordenou nesta quinta-feira (10) que operadoras removam equipamentos de telecomunicações que representem um risco à segurança nacional, entre eles produtos das chinesas Huawei e ZTE.

A decisão afeta principalmente empresas que receberam subsídios federais para a instalação desses equipamentos. A maioria delas estão em áreas rurais dos EUA.

A agência vai criar uma lista de produtos que dever ser removidos, e estabelecer um programa de reembolso às empresas. Essa restituição dependerá da alocação de recursos que será feita Congresso americano, e a estimativa é que custe US$ 1,6 bilhão.

A FCC acusa a Huawei e ZTE de representarem um risco de espionagem, algo que as companhias chinesas negam.

A ordem exige ainda que todas as operadoras relatem se suas redes possuem algum dos produtos que constará na lista a ser elaborada.

Em uma resolução separada, a FCC iniciou um processo para revogar a autorização da operadora China Telecom para operar nos EUA, companhia que atua no país há quase 20 anos.

As decisões foram publicadas pouco depois de a FCC rejeitar um pedido da Huawei de reconsideração da decisão de classificá-la como uma ameaça.

Um diretor da Huawei afirmou em setembro passado que a empresa revelaria detalhes de sua tecnologia para mostrar que é segura.

Os EUA ainda não apresentaram provas concretas sobre as falhas dos produtos da companhia, mas alega a proximidade com o governo chinês representa um risco. Uma revisão do Reino Unido encontrou vulnerabilidades sérias, que não foram exploradas.

Saiba mais: Huawei não conseguiu melhorar segurança dos seus equipamentos de rede, diz agência do Reino Unido

Reino Unido proíbe instalação de kit 5G da Huawei a partir de setembro de 2021

Em junho, a FCC designou formalmente as chinesas Huawei e ZTE como ameaças, proibindo empresas norte-americanas de recorrer a um fundo governamental de US$ 8,3 bilhões para comprar equipamentos de telecomunicações.

Em maio de 2019, o presidente dos EUA, Donald Trump, assinou uma decreto estabelecendo emergência nacional e impedindo as operadoras do país de usarem produtos de empresas que representem risco à segurança. O governo Trump também adicionou a Huawei à lista de proibição comercial dos EUA no ano passado.

Veja os últimos vídeos sobre tecnologia no G1