Governo do AM prepara concursos e volta mesa de negociação em 2021

De acordo com o secretário da SES-AM, Marcellus Campelo, o novo concurso deve acontecer até o final do primeiro semestre de 2021

Governo do AM prepara concursos e volta mesa de negociação em 2021

O Governo do Amazonas anunciou neste dia 1º de dezembro que até junho de 2021 realizará concurso público para o setor de saúde. A ideia inicial, conforme a Secretaria de Saúde (SES-AM), é repor cargos desocupados por aposentadoria, exoneração e falecimento de servidor.

O primeiro passo foi dado hoje, com a formação pela SES de uma comissão especificamente para fazer estudos para a realização do concurso. Os integrantes desse grupo estão publicados em diário oficial do dia 26 de novembro.

De acordo com o secretário Marcellus Campelo, o concurso está previsto no programa Saúde Amazonas, de modernização do setor. Além disso, a execução já foi autorizada pelo governador Wilson Lima (PSC).

Conforme o secretário de Saúde, outro aval que recebeu foi para restabelecer a Mesa Estadual de Negociação Permanente do Sistema Único da Saúde (SUS) entre servidores e a SES.

Foi por meio desse colegiado que foi pactuado o pagamento de dívidas que Wilson herdou de governos anteriores.

Segundo Campelo, o concurso também se faz necessário porque o que foi realizado em 2014 já perdeu a validade. Dessa maneira, não é mais possível chamar ninguém desse concurso, afirmou ele.

"Nós temos uma lei federal que veda a contratação de novos cargos aumentando despesa, mas, no nosso caso, será só a reposição dos cargos existentes, sem aumento de despesa".

De acordo com o secretário, o novo concurso deve acontecer até o final do primeiro semestre de 2021.