Detran-AM credencia nova empresa para serviços de vistoria veicular em Manaus

O Centro de Análises Técnicas e Equipamentos LTDA, localizado na Compensa III, deve realizar os serviços a partir desta quinta-feira (21/3).

Detran-AM credencia nova empresa para serviços de vistoria veicular em Manaus

O Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM) credenciou mais uma empresa para realizar vistoria veicular na capital amazonense. O Centro de Análises Técnicas e Equipamentos LTDA (CEVAM), localizado na rua Nelson Rodrigues, nº 105, Compensa III, zona oeste, deve realizar vistoria a partir desta quinta-feira (21/3).
 
O credenciamento da nova empresa tem o objetivo de agilizar o processo de emissão de novos documentos para veículos automotores, com base na resolução 466 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).  A vistoria automotiva é um serviço onde são avaliados itens que atestem a originalidade dos veículos e possíveis pendências legais.
 
Alguns serviços do Detran, como a transferência de propriedade de veículo, que precisa de um novo Certificado de Registro de Veículos (CRV) e Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), pedem que o carro passe por uma vistoria veicular e isso deve ser feito em uma Empresa Credenciada de Vistoria (ECV).
 
Até o final de 2017 apenas uma empresa era credenciada para realização do serviço na capital amazonense. Em 2018, a partir do chamamento público, e com regras objetivas consignadas na portaria 653/2018, abriu-se um novo processo de credenciamento.
 
A permissão para o credenciamento de novas empresas teve como objetivo garantir mais eficiência e celeridade na emissão de documentos e realização de laudos técnicos, além de maior segurança, tendo em vista que os dados passam a ser integrados ao sistema do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que faz parte uma base de dados nacional.
 
Além de garantir mais agilidade aos usuários, a medida também garante que as empresas possam investir mais em tecnologia para fazer as avaliações. Os relatórios de laudos de vistoria são feitos usando instrumentos de fiscalização que ajudam a realizar o trabalho mais rapidamente. A documentação dos resultados é feita por meio de registros fotográficos que também ficam armazenados na base de dados do Denatran.