Vitória de Trump na eleição presidencial é certificada pelo Congresso dos EUA
A Câmara e o Senado dos Estados Unidos certificaram e validaram, em sessão conjunta nesta segunda-feira (6), a vitória de Donald Trump nas eleições realizadas em novembro de 2024.
A cerimônia começou por volta das 15h (horário de Brasília) e foi realizada no Capitólio, edifício sede do Congresso americano, em Washington D.C., capital dos Estados Unidos. Ela durou cerca de 30 minutos.
JD Vance, companheiro de chapa de Trump e vice-presidente eleito, estava na sala. Ele é senador do estado de Ohio.
Comandada pela atual vice-presidente Kamala Harris, candidata democrata derrotada pelo republicano no pleito, a certificação, era a última etapa do processo eleitoral antes da posse de Trump, marcada para o dia 20 de janeiro, também em Washington D.C..
Nessa cerimônia, dois senadores e dois integrantes da Câmara foram selecionados como "escrutinadores". Eles se sentaram na frente do Salão da Câmara e contabilizaram os votos dos delegados – figura do sistema eleitoral dos EUA.
O evento aconteceu com segurança reforçada, tendo em mente a invasão do Capitólio na última certificação, em janeiro de 2021, quando apoiadores de Trump tentaram impedir a validação da vitória de Joe Biden.
O Secretário de Segurança Interna dos EUA determinou que esse era um Evento Nacional de Segurança Especial — essa foi a primeira vez que essa designação foi concedida para a certificação, seguindo uma solicitação do prefeito de D.C..