CPI dos combustíveis mira distribuidoras

A comissão está estudando alternativas e elaborando proposituras para que possam combater o alinhamento de preços no Amazonas e o resultado deverá ser apresentado até agosto.

CPI dos combustíveis mira distribuidoras

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos combustíveis da Assembleia Legislativa do Estado (ALE), apresentou, nesta quarta-feira (3), novos dados coletados pela Comissão e afirmou que as investigações serão concentradas nas distribuidoras de combustíveis do Estado. Participaram da coletiva a presidente da CPI dos combustíveis, deputada estadual Joana Darc (PL), o vice-presidente da CPI, deputado Fausto Júnior (PV), e a relatora, deputada Alessandra Campelo (MDB).

"Após a intensificação das investigações e oitivas que estão sendo realizadas pela comissão, estamos direcionando a linha de investigação da CPI às distribuidoras, pois percebe-se que mesmo com a redução dos preços nas refinarias o valor acaba não sendo repassado aos postos de combustíveis, o que nos leva acreditar que o possível alinhamento está acontecendo entre as distribuidoras", informou a presidente da Comissão.

De acordo com Joana Darc, a comissão está estudando alternativas e elaborando proposituras para que possam combater o alinhamento de preços no Amazonas e o resultado deverá ser apresentado até o final do mês de Agosto. "Estamos trabalhando em paralelo as oitivas, o relatório da CPI que deverá ser apresentado no mês de agosto. Agora em julho, aproveitando o recesso do plenário, vamos intensificar as ações que ainda estão em andamento e também trabalhar a montagem do relatório que será apresentado à população e também às autoridades cabíveis para que as devidas providências sejam tomadas", disse.

A deputada reforçou ainda o apoio e parceria dos órgãos de fiscalização do estado em todas as investigações in loco realizadas pela CPI dos combustíveis, como Procon Amazonas, Instituto de Pesos e Medidas do Amazonas (IPEM-AM).

A relatora da CPI, deputada Alessandra Campelo, informou que antes da conclusão do relatório final, a comissão ainda irá se reunir nas próximas semanas com órgãos que estão auxiliando nas investigações em Brasília. "Estamos tendo todo o suporte de órgãos de Brasília nas investigações. A ANP (Agência Nacional do Petróleo), está conosco desde o início, e também já temos reuniões agendadas com o CADE (Conselho Administrativo de Defesa Econômica) em Brasília para as próximas semanas", destacou a deputada.

Instalada em abril, a CPI tem como objetivo investigar o possível alinhamento nos preços dos combustíveis (cartel) nos postos e distribuidoras, as diferenças dos preços praticados na capital e interior e a composição do preço de venda.